domingo, 23 de maio de 2010

Um campo de cevada

Puseram-se no meio daquele terreno, e o defenderam, e feriram os filisteus;e o Senhor efetuou grande livramento. (1Cr 11.14.)Senhor, quero valorizarAs pequeninas coisas que parecemAos outros não ter valor,Mas que preciosas são para ti.Valorizar os dias que se passam,Os familiares, os amigos,Os que conosco convivem e gastam seu tempo.As muitas lembranças, as lutas, as vitórias,Achar o próximo que está tão próximo e que às vezesNão vemos que ele precisa de nós.Ajuda-nos a ver com teus olhos, a desatar os nósQue nos impedem de perceberE conquistar o que pequeno parece ser.

Entre os valentes de Davi, encontramos Eleazar, filho de Dodô, que teveuma grande participação nas vitórias sobre os filisteus. Ele estava com Daviem Pas-Damim, quando os filisteus inimigos se ajuntaram para a peleja. Eali, num pequeno pedaço de terra onde havia cevada, o povo do lugar fugiupor causa dos filisteus. E Davi e Eleazar puseram-se no meio daquele campopara defendê-lo.

Lutaram heroicamente contra os filisteus e os derrotaram.Fora um ato de grande bravura. Deus os usara poderosamente com suasarmas e coragem. A narrativa de 1 Crônicas termina dizendo: E o Senhorefetuou grande livramento.Um pequeno pedaço de terra com apenas cevada. Este cereal era o maisbarato em Israel. Com ele se fazia o pão do pobre. O que haveria de tão importantenessa peleja por tão pouco? Não era apenas o tamanho da terra, oua qualidade do seu produto, mas a defesa do território do Senhor.

O inimigonão poderia se apossar do que pertencia ao povo de Israel e, por conseguinteao Deus de Israel.Nunca devemos desprezar o que pertence ao Senhor. Nunca olhe parauma pessoa desmerecendo o valor dela. Lembre-se de que o Senhor Jesusmorreu na cruz para nos salvar. Ele não selecionou os que seriam salvos. Nãoescolheu os melhores; nesse caso, nós provavelmente não estaríamos entre osescolhidos. Um alto preço foi pago por apenas um campo de cevada.Mesmo que sejamos tão insignificantes aos nossos olhos, ele nos comproucom o sacrifício de seu Filho. Ele nos valoriza e luta por nós. Não deixeo inimigo diminuir o seu valor.

Pai, ali na cruz do Calvário, o Senhor Jesus se deu por nós. Elenão mediu o sacrifício que faria para nos ter junto de si, naglória eterna. Ajuda-nos a reconhecer esse amor e tambéma amar a todos por quem Cristo morreu, levando-lhes essamensagem de perdão. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário