terça-feira, 16 de março de 2010

Apredendo com A Liderança de Jesus

Jo 6.1-15

...posuído de íntima compaixão... (Mc 14.14)

...assentaram repartidos de cem em cem e cinquenta em cinquenta... (Mt 6.40)



1) Liderar é influenciar. "Seguia-o numerosa multidão... v.2 ... assentou-se ali com os seus discípulos. v.3 Se você quer saber se é um líder, olhe para trás e veja quantas pessoas estão te seguindo. A lei da influência.

2) Líder é um agente de cura. "...tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos." (v.2)

3) Líder prioriza as necessidades dos seus seguidores (A lei da generosidade. Sensibilidade). Jesus não disse: "Onde compraremos pães para nós,mas sim, para dar de comer a eles". (v.5)

4) Líder é um solucionador de problemas. Um agente de provisão. Líder não cria problemas, líder possibilita soluções. Líder nunca diz, não tem jeito. Líder sempre busca uma saída.

· Visão - O líder enxerga além dos liderados. O líder é sempre otimista por que crê no sobrenatural.

5) Lider vive ensinando e ensina vivendo. Jesus queria ensinar para os discípulos que em Deus sempre há uma saída. Jesus perguntou para Felipe. A maneira como você responde, revela seu nível de maturiade, sua fé, seu caráter etc.

6) Líder não centraliza, trabalha em equipe.

· Um contribui com os peixes e os pães.

· Outros colocam a multidão em ordem.

· Todos ajudam na distribuição.

· Jesus delegou e orou.

O fracasso de alguns líderes esta na sua dificuldade de trabalhar em equipe, são centralizadores, porque não confiam nos seus liderados.

7) Líder sabe qual é o segredo da multiplicação. Quando é que a multiplicação acontece.

1. Quando o propósito essencial da liderança é servir os que servem. O líder é um servo...

2. Quando a motivação é ser canal de bênção para as pessoas. Lembre-se, Jesus não tinha o histórico de cada uma daquelas famílias. Ele não conhecia cada um daqueles, ele simplesmente queria suprir uma necessidade urgente (fome). Deus responde ao nosso pedido a partir da nossa motivação.

Se o nosso apelo, a nossa oração visa apenas o nosso "estomago", o nosso "carro", a nossa "casa", a nossa "mesa", esta motivação não mexe com o coração de Deus.

3. Quando o líder é liberal, generoso. "Então Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; também igualmente os peixes, quanto queriam". (Jo 6.11)

· Jesus não comeu aquilo que era para distribuir.

· Há pastores que são ótimos para pedir, mas não tem a mesma facilidade para contribuir...

· Muitas vezes o que Deus coloca e nossas mãos, não é para "comer" e sim para "distribuir". O resultado final, foi: "sobrou"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário