domingo, 21 de março de 2010

O Presente da Escolha

Texto Bíblico : João 19:18

Introdução: A palavra desta noite fala-nos sobre um tema que acredito ser importante para a sua vida e talvez para o momento que você esteja vivendo agora. Tem algumas coisas que acontecem e que a gente não consegue entender, mas que Deus permite quer tais coisas aconteçam.

Por exemplo:
• Adão e Eva tiveram 2 filhos de início “ CAIM E ABEL”. Eles dois, mesmo sendo filhos dos mesmos pais, tiveram cada um atitudes e escolhas diferentes. ABEL: Tinha que fazer uma escolha e “ ESCOLHEU DEUS”. Já CAIM: “ESCOLHEU O CRIME”. E Deus permitiu que isto acontecesse.

• Abraão e Ló : Tio e Sobrinho – ambos peregrinos em Canaã. Abraão e Ló tiveram que fazer uma escolha também. ABRAÃO: “ ESCOLHE DEUS”. Mas LÓ SEU SOBRINHO: “ ESCOLHEU SODOMA”. E Deus permitiu que isto acontecesse.

• Davi e Saul: Ambos Reis em Israel. DAVI: Ao fazer a sua escolha, “ ESCOLHE DEUS.” SAUL: “ ESCOLHE O PODER.” E Deus permitiu que isto acontecesse.

Quero dar mais dois exemplos antes de ir mais além.

• Pedro e Judas Iscariotes, eram discípulos de Jesus – ambos negaram ao Senhor. Mas diante da falha cometida, PEDRO: “ BUSCA MISERICÓRDIA.” Mas, JUDAS ISCARIOTES: “ BUSCOU A MORTE.” E eu volto a dizer: “ E DEUS PERMITIU QUE ISTO ACONTECESSE.”

Você pode perguntar “ POR QUÊ ?”

Eu digo que a cada estágio da história, em cada página da escritura, a verdade é revelada: Deus permite que façamos nossas próprias “Escolhas.” E ninguém delineia isto mais claro do que JESUS. De acordo com Ele, nós podemos Escolher:

a) A PORTA LARGA OU A PORTA ESTREITA. Mt. 7:13-14.
b) O CAMINHO ESPAÇOSO OU O CAMINHO APERTADO.
c) A GRANDE MULTIDÃO OU A PEQUENA MULTIDÃO.
d) CONSTRUIR A NOSSA VIDA SOBRE A ROCHA OU SOBRE A AREIA. ( Mt. 7:24-27).
e) SERVIR A DEUS OU ÀS RIQUEZAS . (Mt.6:24).
f) SOMAR COM OS B ODES OU COM AS OVELHAS. (Mt. 25:32-33).


Transição: Deus oferece decisões eternas, e estas escolhas possuem conseqüências eternas.
Isto nos faz lembrar do trio no Calvário, não me refiro a um trio elétrico como um desses que os filhos da perdição usam na época de suas carnalidades, mas falo do trio das três cruzes do Calvário. Você já se perguntou por que havia duas cruzes próximas a Jesus? Por que não haviam seis ou dez? Já pensou por que Jesus estava no centro? Por que não à direita ou à esquerda? Poderia ser porque as duas cruzes no monte simbolizam um dos maiores presentes de Deus? O Presente da Escolha. E este é o tema da mensagem de Hoje:
Tema: O Presente da Escolha.
Deixe-me ler o versículo 44 de Mateus 27 que Diz: “ E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados.”
Notemos que: Os dois criminosos tinham:

• Muito em comum;
• Foram condenados pelo mesmo sistema;
• Sentenciados à mesma morte;
• Rodeados pela mesma cruz;
• Estavam igualmente próximos a Jesus.

Na verdade ambos iniciaram a conversa com o mesmo sarcasmo. Mas naquele momento “ O presente da Escolha”, fez sentido, porque um dos malfeitores mudou.

Voltemos ao capítulo 23: 39-43 do evangelho de Lucas. O que diz lá?

Prestemos atenção que muito tem sido dito sobre a oração do ladrão penitente, e isto certamente garante nossa admiração. Mas, enquanto nos regozijamos pelo ladrão arrependido, será que ousamos nos esquecer do que não se arrependeu? E quanto a ele?

• Jesus? Não teria sido apropriado um apelo?
• Quem sabe uma palavra de persuasão não teria sido eficaz?

Nós sempre perguntamos: a bíblia não diz que:

• o pastor deixou suas 99 ovelhas e foi em busca da que havia se perdido?


• A dona de casa não procura por todos os aposentos até que a moeda seja encontrada?

O pastor sim, a dona de casa, sim, mas o pai do filho pródigo, lembre-se, nada fez.

 A ovelha perdeu-se por inocência.
 A moeda foi perdida por irresponsabilidade.

Mas o filho pródigo saiu de casa intencionalmente. O pai ofereceu-lhe o benefício da escolha. E Jesus fez o mesmo com os ladrões.


Há momentos em que Deus envia trovões párea nos sacudir. Há momentos em que Deus manda bênçãos para nos alegrar.

Mas há tantas áreas da vida que não temos escolhas. Pense nisto.

• Não escolhemos o nosso sexo.
• Não escolhemos nossos irmãos.
• Não escolhemos a nossa Raça ou local de nascimento.

Algumas vezes a falta de opção nos enfurece. “ Não é Justo”, dizemos:

• Não é justo que eu tenha nascido pobre;
• Ou que não cante tão bem;
• Ou que não seja tão ágil e veloz;

Quando o assunto é vida na terra, não nos é dado o direito de voto ou opção. Mas quando o assunto é vida após a morte, recebemos este direito de escolha.

Pense n o ladrão que se arrependeu. Embora pouco saibamos sobre ele, temos uma certeza;
A de que ele fez algumas opções ruins sobre na vida. Ele escolheu:

 A multidão errada,
 As morais erradas;
 E o comportamento errado.

Mas você acha que a sua vida foi desperdiçada? Ele está passando a eternidade colhendo os frutos de todas a suas escolhas erradas? Não! Ele está saboreando o fruto destinado aos que fazem a escolha certa com ele fez. No final todas as suas más escolhas foram redimidas por uma única boa opção.

Você tem feito algumas opções erradas na vida, certo? Escolheu:

 Os amigos errados;
 A carreira profissional errada, o u quem sabe diz que:
 Escolheu o marido ou a esposa errado.

Conclusão: talvez você está olhando para trás e pensando: “ Se ao menos eu pudesse modificar estas escolhas erradas.” – Eu digo: Você pode. Uma boa escolha para a eternidade compensa milhares de escolhas erradas na terra. A ESCOLHA É SUA!
Como pode dois irmãos, nascidos da mesma mãe, terem crescido na mesma casa, e um ter escolhido a vida e o outro a morte? Eu não sei, mas aconteceu.
Como podem dois homens ter visto o mesmo Jesus, e um ter escolhido rir dele e o outro, orar a Ele? Não sei, mas aconteceu. E quando um orou, Jesus o amou de tal maneira que o salvou. E quando o outro riu, Jesus o amou o suficiente para permitir isto.

Ele permitiu a Escolha.
E o mesmo Ele fez por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário