quarta-feira, 17 de março de 2010

Pedro, como um de nós!

1. Um líder firme e decidido.

Pedro estava sempre na frente, perguntando, dando sua opinião, arriscando sem medo de errar. Perdemos grandes oportunidades por não tomarmos decisões certas, e não sermos mais firmes. Se ficarmos medindo problemas não conseguiremos vencê-los, se esperarmos outros fazerem o que nós podemos fazer, talvez vamos esperar para sempre.

Pedro é o primeiro apóstolo a ser escolhido (Mt.4:18); foi o primeiro a responder a pergunta de Jesus aos Doze sobre o que eles achavam sobre Sua pessoa (Mt.16:16); pediu a João que pergunta-se a Jesus sobre quem era o traidor (Jo.13:24); anda sobre as águas (Mt.14:28).

2. Reconhece o senhorio de Jesus.

Muitos deixaram de seguir a Jesus, por isso Jesus pergunta aos Doze se também queriam abandoná-lo, Pedro responde: "Para quem iremos nós ? Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo. 6:68). Diz também a Jesus "tu és o Cristo, o filho do Deus vivo", afirmando assim seu reconhecimento do poder de Jesus. E na sua confissão diz: "Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo", demonstrando seu reconhecimento da onisciência de Jesus.

Nós precisamos diariamente reconhecer a importância e o poder de Jesus, e declarar isso a ele em uma confissão de amor e gratidão.

3. Precipitado

Por ser sempre o primeiro a falar e agir muitas vezes não pensava antes de falar, e no que estava falando ou fazendo. Quando Jesus disse que seria abandonado por todos, Pedro diz "ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei", e como sabemos Pedro nega Jesus (Mt.23:33-34). Precipitado também foi quando cortou a orelha de um dos guardas que levaram Jesus, nesta ocasião Jesus disse: "Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu ?" (Jo.18:10-11). Disse também a Jesus que Ele não lavaria seus pés. (Jo.13:8).

Devemos ter firmeza na vida mas não podemos exceder a ponto de achar que sabemos tudo, devemos refletir e ter calma para resolver os problemas sejam eles fáceis ou difíceis.

4. Demonstra fraquezas humanas.

Pedro foi vencido pelo sono "nem uma ora pudestes vigiar comigo ?" (Mt.26:40). Com medo, nega Jesus dizendo que não o conhecia (Mt.26:58-75), com medo do vento começa a afundar no mar (Mt.14:30). Foi chamado de Satanás por Jesus pois contradisse o que o Senhor estava falando, Jesus diz que Pedro estava pensando nas coisas de homem e não nas coisas de Deus. (Mt.16:22-23).

Somos pessoas como Pedro que cometemos erros, temos medo, sono, muitas vezes negamos Jesus, mas não podemos permanecer acomodados em nossos erros e fraquezas, Pedro, confessou a Deus seus pecados, arrependeu-se e deixa de exemplo sua confissão. "Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário