terça-feira, 16 de março de 2010

Como agir diante de situações adversas?

Texto Base: I Samuel 30:1-31.

Tudo vai bem! Estamos bem em casa, na escola, no trabalho, na Igreja, enfim, estamos bem, afinal, tudo vai bem, obrigado!

Diante de situações como essas, não temos de que nos queixarmos, não é? Tudo vai bem, que benção! Então o que fazer? Nada! não é? Só nos resta curtir e usufruir, afinal de contas, tudo vai bem, obrigado!

Mas como devemos agir se tudo, agora, vai ma1? Se em casa a esposa ou o esposo está tensa (o); se, no trabalho, seu chefe o persegue; se, na Igreja, alguns te difamam. É! as coisas mudaram! E como devemos ou podemos agir diante de situações como essas?

Lendo o Livro de I Samuel 30:1-31, vemos Davi diante de uma situação difícil: os amalequitas, aproveitando a ausência do exército de Davi, atacaram, invadiram e destruíram as cidades de Neguebe e Ziclague, respectivamente, levando como prisioneiros todos que estavam lá: mulheres, jovens e idosos.

Diz o texto que, ao chegarem em Ziclague, Davi e seus soldados, vendo a destruição da cidade e o rapto de suas mulheres e filhos, choraram em voz alta até não terem mais forças (verso 4); contudo, Davi não se limitou, tão somente, a chorar ou a se lamentar em meio àquela situação adversa a qual estava passando, mas agiu como um verdadeiro cristão, ensinando-nos como devemos agir em meio às situações adversas de nossas vidas. Sendo assim, lendo o texto acima, poderemos extrair algumas lições de grande valia para nossas vidas. Devemos agir conforme Davi procurando:

1 - Fortalecer-nos no Senhor (verso 6);

2 - Buscar orientação de Deus (verso 8a);

3 - Seguir, verdadeiramente, a orientação de Deus (8b e 9);

4 - Fazer o bem sem olhar a quem, tratando com distinção e amando aos que nos fizeram mal e aos nossos inimigos (verso 11);

5 - Proporcionar segundas chances àqueles que nos ofenderam ou nos fizeram mal (verso 15);

6 - Tomar a iniciativa para se contornar a situação (verso 17);

7 - Ser justo quando contornada a situação; quando estivermos, novamente, por cima (versos 21 a 25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário