quarta-feira, 17 de março de 2010

A PRÁTICA DA INTROSPECÇÃO

A prática da introspecção é a arte de investigar-se acuradamente a si mesmo com o propósito de localizar os erros e os acertos, as qualidades boas e as qualidades más, a virtude e o pecado, o sucesso e o fracasso, sempre sob a perspectiva cristã. Embora a Bíblia ensine e reforce o valor da auto-sondagem, não se pode dispensar a sondagem realizada pelo próprio Deus, em resposta à oração. A prática da introspecção é necessária por causa da dificuldade nata que todos temos de admitir e nomear as próprias faltas: "Quem há que possa discernir as próprias faltas?" (Sl.19:12).

I) Os verbos da introspecção:

1. Examinar 1 Co.11:28 "Examine-se o homem a si mesmo".

2. Esquadrinhar: investigar a área toda miudamente, pedaço por pedaço, quadrinho por quadrinho, até nada mais achar. Sl.139:1-3 "Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos."

3. Sondar, Provar: Sondar a nascente de tudo, as razões pessoais (Por que penso assim? Por que falo assim? Por que me comporto assim?) Sondar as reações que estamos sujeitos. O estudo de nossas reações revelam o conteúdo de nossa espiritualidade. Sondar a consciência, o caráter, a fé, o amor, o trabalho. Sondagem de cima: Deus é quem olha, esquadrinha.Auto-sondagem e sondagem alheia

É necessário parar de mentir a si próprio acabar com as eternas desculpas, confessar tudo que sabe de errado, cultivar a capacidade de ouvir repreensões, preocupar-se primeiro com a trave que está em seu próprio olho e depois com o argueiro que está no olho de seu irmão (Mt.7:3) e dar-se o trabalho de conhecer o seu íntimo.

Em alguns casos a sondagem se inicia e até mesmo se desenrola através da participação de um parente, amigo, irmão na fé ou guia religioso. (Hb.3:13 "antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado...")

Nenhum comentário:

Postar um comentário