terça-feira, 13 de abril de 2010

Aprendendo com Davi a derrubar gigantes

Texto: I Samuel 17. 32-54.

David, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (v45)

Introdução: Na vida do cristão, muitas são as aflições, as tribulações pelas quais nos passamos, aprenderemos com Davi a derrubar gigantes, que representam os problemas, as aflições, os males do nosso cotidiano, os gigantes são de várias formas e tamanhos diferentes, nas mais diversas áreas de nossa vida, sejam problemas de ordem espiritual ou material. O problema não avisa quando vai aparecer, ele simplesmente aparece.

As lições de Davi:

1. David dispõe-se a pelejar contra o gigante (v32);

A primeira lição que nós aprendemos é que não devemos fugir do problema, temos que nos dispor a lutar contra ele, a enfrentar a situação sem se acovardar, não podemos e nem devemos fugir do gigante, pois agindo assim nunca iremos conseguir derrota-lo. NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA.

2. Davi não deu ouvidos para o que os outros pensavam (v33);

Davi era o menor daqueles guerreiros, pois era o mais jovem, e não tinha experiência de guerra, e a primeira palavra que ouviu foi de desânimo, muitas vezes, ao enfrentar dificuldades, nós somos bombardeados por pessoas que nos cercam com palavras de derrota, frases pessimistas, dizendo que não vamos conseguir, pois o problema é grande de mais. Temos que aprender com Davi que o problema pode até ser maior do que eu, mas Deus é maior que o problema.

3. Davi lembra de suas experiências passadas e se fortalece (v34-37);

Davi apesar de ser jovem e inexperiente, já havia passado por lutas, e havia vencido, você não precisa ser um especialista no problema para enfrenta-lo, as lutas do passado, apesar de serem diferentes do problema atual, servem como exemplo para o fortalecimento da nossa fé em uma nova batalha. O nosso passado de lutas testifica a nosso favor para vitória.

4. Davi não usou armas alheias (v38-39);

Davi rejeitou a armadura de Saul, preferiu lutar da forma que já estava acostumado, pois sabia que daria certo. Não podemos viver das experiências de outras pessoas nem viver pela fé dos outros. Nós precisamos desenvolver e cultivar um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, fazer a nossa história, ter a nossa própria comunhão com Deus. A armadura de Saul era a melhor de seu exército, afinal era a armadura do rei, mais não servia pra Davi. A armadura de Saul representava os artifícios humanos para solucionar o problema, e isso acaba se tornando apenas mais um fardo, mais um peso que nos impedira de caminhar livremente (v.39). Davi foi enfrentar o gigante sem a armadura humana, e com isso deixou claro que ele lutou por meio da fé e não através de conceitos e artimanhas da carne.

5. Davi pega suas armas, quais são as tuas? (v40);

Davi lutou com as armas que tinha, uma funda e cinco pedrinhas lisas, tiradas de um riacho, eu aprendo que essa pedrinha e a nossa fé, pequenina, mas com poder de derrubar gigante. Hoje nós somos privilegiados, pois temos armas de guerra poderosas a nosso favor, que são:

• A couraça da justiça;
• O escudo da fé;
• O capacete da salvação;
• A espada do Espírito,

6. Davi foi escarnecido e amaldiçoado, mas não se intimidou (v42-44);

Davi não se deixou intimidar com as palavra do inimigo, não deu atenção para o que Golias dizia, podem falar, xingar, amaldiçoar, a palavra de Deus nos diz que praga nenhuma chegará a nossa tenda, nós somos protegidos, somos cobertos pelo sangue de Jesus, não importa o que se diga a nosso respeito, temos que permanecer firmes e confiar em Deus pra nos livrar.

7. Davi foi em nome do Senhor (v45);

Aqui nós temos o segredo da vitória, Davi invocou o nome do Senhor e confiou inteiramente em Deus, Davi se dispôs a lutar mesmo com o risco da própria vida, mesmo sabendo que poderia morrer, e estava disposto se fosse preciso, pra obter a vitória, Davi se entregou por inteiro, espírito, alma e corpo.

8. Davi se antecipa na batalha (v48);

Davi adotou uma posição estratégica, ele atacou primeiro, não espere ser bombardeado pelo inimigo pra poder revidar, Davi estava leve sem armadura, sem mecanismos humanos, revestido com armas espirituais, o inimigo veio todo equipado, e Davi se aproveitou disso, nós temos que aprender a tirar proveito do problema a nosso favor, não espere as coisas acontecerem, tome a iniciativa.

9. Davi não se descuidou (v51);

Outra coisa que nos aprendemos com Davi e que ele não se descuidou, as vezes o gigante está só se fingindo de morto nos pegar, as vezes a coisa acalma, fica tudo tranqüilo, e agente relaxa, é nessa hora que o inimigo se levanta, ainda mais furioso pra nos pegar, Davi após derrubar o gigante arrancou a cabeça, não existe meia vitória, é vencer ou vencer, NÃO BASTA DERRUBAR O GIGANTE, TEM QUE ARRANCAR A CABEÇA.

10. Davi dá o testemunho e guarda as armas do combate (v54).

Em décimo é ultimo lugar eu aprendo que devo testemunhar dá vitória que Deus a igreja, o testemunho da vitória serve como edificação para os demais, a cabeça do gigante levada a Jerusalém representa isso, e guarda as armas na nossa tenda, significa guardar na memória mais uma conquista, as armas representavam a batalha vencida por Davi, pelas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário