quarta-feira, 28 de abril de 2010

Frutificai e Multiplicai-vos

Texto Base: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a…” (Gn 1:28)

A Criação do homem
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1:26-27). Ele o fez puro, inocente, perfeito, sábio e belo em todos os aspectos, dando-lhe a capacidade de escolha (Gn 2:16-17). Entretanto Deus não fez o homem para ficar só. Ele mesmo lhe deu uma esposa que lhe fosse companheira, amiga, com quem Adão pudesse compartilhar seus sonhos, sentimentos e anseios (Gn 2:18, 21-24).
E, ainda no jardim do Éden, Deus deu a Adão e Eva a ordem para frutificarem e se multiplicarem, para perpetuação da raça humana e completude do propósito divino (Gn 1:28). Eles deveriam ter filhos e haveriam de se alegrar no cumprimento da ordem do Senhor.
Sabemos que um lar torna-se mais alegre com a chegada dos filhos (Sl 127:3-5). As crianças trazem “vida” para a família e enchem a casa de algo muito especial (Sl 128:3). As crianças querem aprender (Dt 6:7). Elas são curiosas e fazem muitas perguntas. Elas estão sempre em movimento e quase não param (exceto quando dormem)… Parece que a casa cheia de crianças não fica arrumada. Os pais se cansam e desejam que elas cresçam logo para conseguirem fazer suas coisas sozinhas. E elas crescem e também irão ter o seu próprio lar, os próprios filhos e o ciclo da vida se completa (Sl 128:6).

A Igreja e os novos convertidos
Na igreja, a dinâmica da vida espiritual é a mesma da família. Paulo disse que somos família de Deus (Ef 2:19). Geramos filhos espirituais (Gl 4:19), e estes são semelhantes às nossas crianças. Precisam de atenção, de cuidado, de ensino, de carinho, de apoio, de respostas às suas inúmeras perguntas, de oração, de alimento espiritual (I Pe 2:2).
O apóstolo Paulo afirma que a igreja, ou “a Jerusalém que desce do alto”, é a nossa mãe (Gl 4:26). Os católicos dizem que Maria é a nossa mãe, mas a Bíblia não diz isso. A Bíblia diz que a igreja é que faz o papel de mãe para o povo de Deus. Isto significa que o cuidado com os filhos pequenos, o preparo do alimento espiritual (I Co 3:2), os cuidados necessários de higiene e disciplina (Hb 12:8), o Senhor deixou por conta da igreja (um papel maternal).
Sabemos que a criança precisa dos pais para uma boa educação (Pr 10:1). Uma criança educada e obediente traz elogios para seus pais (Pr 17:6), principalmente para sua mãe (Pr 29:15). Portanto o projeto de Deus para a igreja é que ela possa gerar filhos saudáveis, que amadureçam no temor do Senhor, que pratiquem sua Palavra e cumpram a sua boa vontade.

A ordem do Senhor
O Senhor ordenou ao primeiro casal que eles se multiplicassem e enchessem a terra com seus descendentes. Essa ordem é a mesma para a igreja. Jesus deu a seguinte ordem aos seus seguidores: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28:19-20).
Cada crente recebe do Senhor a mesma incumbência: fazer discípulos. Na linguagem da família, isto significa “gerar filhos espirituais”. Os filhos são o fruto do amor do casal, no plano físico perfeito de Deus. No sentido espiritual, os filhos espirituais são o resultado do amor de Deus derramado em nossos corações (Rm 5:5). A família cresce através do nosso amor ao Pai. Esse amor nos leva a pregar a Palavra, a amar as pessoas e levá-las ao coração de Deus.
Você já teve a experiência de ganhar alguém para o reino de Deus? Já sabe o que é gerar um “filho espiritual, ou seja, levar uma pessoa a Cristo”? Compartilhe com os irmãos na célula como foi a sua experiência.
Quando o Senhor Jesus chamou Pedro para segui-lo, Ele lhe disse que faria dele um “pescador de homens” (Mc 1:16-17). E realmente Pedro foi um grande pescador de homens (At 2:14-41). Mas esta tarefa não é apenas de algumas pessoas capacitadas e chamadas por Deus. Esta é uma tarefa de todos. Foi dada a toda a igreja. É nossa! É sua!

A Igreja e os frutos
Jesus comparou a igreja (seus discípulos) com uma videira (Jo 15:1). Ele disse:“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, ele a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” (Jo 15:1-2).
A nossa vida está ligada a Cristo. É Dele que sai todo o suprimento para nos manter vivos e frutíferos. Fomos feitos para frutificar (Jo 15:16). Para multiplicar. Não podemos ficar inativos, infrutíferos, (Tt 3:14) pois, nesse caso, o agricultor terá de cortar os galhos que não cumprem o seu propósito (Jo 15:6).
Todo aquele que encontrou a água viva, assim como a mulher samaritana, vai imediatamente levar a boa notícia que tem água viva para todos (Jo 4:28-30). O suprimento de Deus nos torna em fontes a jorrar para a vida eterna (Jo 4:14), aleluia! Portanto, meu irmão, não fique parado, mas vá falar do amor de Cristo aos seus vizinhos, familiares, amigos e conhecidos. Corra para anunciar que o perdão de Deus está à disposição daquele que o buscar. Mostre o caminho da “fonte” para o que está perecendo no deserto da vida. Mostre a verdade para o que está em trevas, deixe a sua luz brilhar. Seja modelo para os seus parentes, para os seus vizinhos.
Lembre-se que a semeadura da Palavra está em nossas mãos (Mc 4:3), mas os resultados pertencem ao Senhor. É o Espírito Santo quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Nós colocamos em prática a sua ordem, a grande “comissão” (Mt 28:19-20), Ele vivifica a Palavra anunciada e faz a semente brotar nos corações (I Co 3:6).
Que, naquele glorioso dia que nos aguarda ( I Co 3:13-14), você possa estar com suas mãos cheias de precioso fruto para a glória de Deus: vidas salvas através de seu testemunho e da pregação da Palavra.

Desafios
Peça a Deus a bênção de evangelizar uma pessoa nessa semana.
Ore por seus familiares e, nessa semana, leve a eles um presente da Palavra de Deus (ou uma Bíblia, um folheto, um livro, um CD, ou outro presente que o Senhor lhe orientar)
Se você já tem mais anos de experiência com Cristo, procure ajudar algum novo convertido na sua jornada. Pegue a ficha com o líder de sua célula, ore por esse irmão, visite-o, leve-o à sua célula e caminhe com ele nos primeiros passos da fé.
Peça ao Senhor a graça de semear a Palavra viva nos corações e de ver o fruto espiritual da salvação nas pessoas com quem você convive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário