terça-feira, 13 de abril de 2010

EU VENCI O MUNDO

Texto Base:
João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Introdução:
No versículo acima, O Mestre nos tranqüiliza antecipadamente afirmando que no mundo passaremos aflições, em outras palavras ele nos tranqüiliza dizendo que as aflições que muitas às vezes passamos não são conseqüência de algo que fizemos de errado ou algum castigo e sim simplesmente por sermos servos do Senhor (1 Pedro 2:17-18).

Porem, mesmo com esse “alerta”, sabemos que muitas dessas aflições são difíceis de suportar, por isso ele escreve na parte “b” do versículo: “mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. Nesta parte o Senhor nos lança uma palavra de esperança, uma palavra para fortalecer nossa Fé, ele se indica como um exemplo de um vencedor. Mas ainda assim podemos pensar: “Mas Ele é o filho de Deus, sendo assim para Ele foi fácil vencer o mundo!”. Mas a verdadeira essência desta palavra de esperança foi que Cristo ao se citar como um exemplo de vencedor, ele não se pos como simplesmente “O Filho de Deus que venceu o mundo” e sim como “o ser humano que venceu o mundo”. Em outras palavras amados, embora o Senhor seja o Filho de Deus, ele veio em forma de ser humano, com isso apesar de seus poderes, optou por conta própria ser “limitado”, ou seja, os mesmos sentimentos que sentimos hoje, aquilo que passamos que nos causa aflições ele também sentiu durante sua vida na terra. Cristo ele sentia fome (Mateus 4:2) assim como nós sentimos, sentia sede, sentia dor, medo, angustia e todos esses outros sentimentos que nos tornam seres limitados. Por isso, essa parte “b” do versículo chave nada mais é do que uma afirmação dizendo: “Com todas essas limitações eu fui capaz de vencer o mundo, e se Eu fui, vocês também serão capazes de vencer!”.

Sabe o porquê disto amados, Deus ele nunca cobra algo de nós sem antes nos provar que somos capazes de fazer, como diz aquele velho dito: “Deus nunca da uma cruz mais pesada do que a que somos capazes de suportar.”, mas então, como suportar as aflições, como superar esses momentos difíceis? Basta seguirmos os ensinamentos que Cristo nos deixou para responder-mos estas perguntas. Vamos lá:

Existe uma matéria que estudamos na escola chamada de “FÍSICA”, nesta matéria aprendemos algo assim: “PARA TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO!” e é exatamente assim que passaremos por cima das nossas aflições, para cada uma delas existe uma reação especifica e quem nos mostra isso é Jesus Cristo. Vamos listar alguns sentimentos que vivemos em nosso dia a dia ao qual o Senhor também viveu e venceu:

1º - AÇÃO: INSEGURANÇA – REAÇÃO DE COMBATE: CONFIANÇA:
“Disse-lhe Jesus: Mulher, que João 2:4 não é chegada a minha hora.”tenho eu contigo? Ainda
Acima vemos a resposta de Jesus quando a sua mãe fala de um problema e de certa forma sugere para que ele entrasse com a providencia. Nem por isso Maria desanimou, mas deu ordem aos serventes para que fizessem tudo quanto Jesus disser. Creio eu que o Senhor como excelente observador, viu ali a confiança de sua mãe depositada nele e ao exemplo dela confiou em seu Pai e ali realizou o seu primeiro milagre.
Está inseguro(a)? Confie em Deus, a hora é agora!

2º - AÇÃO: MEDO – REAÇÃO DE COMBATE: OBEDIÊNCIA:
“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim Lucas 22:42 todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”este cálice;
O Senhor sabia do quão grande sofrimento ao qual estava perto de passar, a grande dor, decepção e tristeza que estaria preste a sofrer e por isso teve medo durante alguns segundos, contudo ele sabia que era necessário passar por tudo aquilo para que a vontade do Pai fosse cumprida, e como um bom filho obedeceu.
Se estas com medo de qualquer coisa, seja obediente a Deus, faça tudo que ele disser e com certeza estarás seguro e protegido e serás um vencedor!

3º - AÇÃO: AGONIA (ANSIEDADE) – REAÇÃO DE COMBATE: ORAÇÃO:
Lucas 22:44 orava mais intensamente. E o seu“E, posto em agonia, suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.”
Se existe um momento ao qual limitamos Deus de operar em nossas vidas, este momento é o da AGONIA, ANCIEDADE. É neste momento que muitas às vezes tomamos decisões precipitadas, decisões segundo sabedoria do homem, mas maldito é o homem que confia no homem (não apenas no próximo, mas em si mesmo) (Jeremias 17:5).
Estas agoniado, ansioso, não sabes o que fazer? Ore e o Senhor lhe mostrará a direção e confortará seu coração!

4º - TRAIÇÃO – REAÇÃO DE COMBATE: AMOR:
Lucas 22: 48 com um beijo trais o“E Jesus lhe disse: Judas, Filho do homem?”
Lucas 22:51 disse: Deixai-os; basta.” E, respondendo Jesus, E, tocando-lhe a orelha, o curou.”
Embora já fosse do conhecimento do Senhor que Judas o trairia, isso com certeza não amenizou a sua decepção, a sua tristeza sobre a traição, mas mesmo traído, mesmo decepcionado, mesmo triste, o Senhor não deixou de amar o próximo e nos ensina a fazer o bem, independente da situação. A traição é realmente algo que abala as estruturas de qualquer cristão e só existe uma forma de superar isso, é o amor. O amor tudo suporta! (1 Coríntios 13:4-7).

5º - AÇÃO: REJEIÇÃO – REAÇÃO DE COMBATE: SILÊNCIO:
Lucas 23:18 dizendo: Fora daqui“Mas toda a multidão clamou a uma, com este, e solta-nos Barrabás.”
Apesar de todas as curas, libertações, apesar de todos os milagres a multidão preferiu a vida de um homicida ao invés da vida Daquele que veio para nos salvar. Jesus Cristo foi rejeitado por muitos e não apenas nessa passagem, mas em outras ao qual o Senhor fora rejeitado, em todas essas, a reação do Senhor foi à mesma: O Silencio. Se estamos sendo rejeitados, não adianta murmurar, retrucar ou falar qualquer coisa, pois não seremos ouvidos, não nos será dado credito, por isso devemos nos calar mas ter sempre em mente que é Deus quem nos justifica (Romanos 8:33).

Bem amados, poderíamos escrever muito mais, mas eu acredito que esses cincos exemplos citados acima já nos servirão como base para superarmos quaisquer aflições dos nossos dia a dia e vale lembrar que a solução para quaisquer problemas está na Bíblia. Leia constantemente as Sagradas Escrituras, se apegue a ela e siga os bons exemplos ao qual encontramos nela, siga os ensinamentos ao qual nosso Senhor nos deixou e sem sombra de duvidas, serás um VENCEDOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário