terça-feira, 13 de abril de 2010

Vivendo Perto de Cristo

Galatas 2:20: Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu, o que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Aquela vida que agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

INTRODUÇÃO

Antes de Aceitarmos a Jesus nós temos apenas uma natureza: A Natureza do Pecado, chamada de Natureza Carnal ou "Velho Homem". Quando aceitamos a Jesus recebemos uma nova natureza: A chamada Natureza Espiritual ou "Novo Homem" (Nova Criatura). Passa então a haver um conflito constante entre essas duas naturezas opostas e contrárias. Acontece da mesma forma, quando a pessoa possui um cachorro em seu quintal, que já está acostumado ali e já se considera o dono do território e derrepente a pessoa trás um novo cão. O cão que considera aquele com seu território não aceitará o "invasor", muito menos repartir água, alimento, atenção e carinho. Haverá então uma disputa pelo território e vencerá o mais forte, o mais bem preparado. Quando aceitamos a Jesus o velho homem é crussificado e recebemos então uma natureza espiritual que terá de conviver com a natureza carnal, onde haverá constante conflito com o velho homem.

A nossa natureza carnal (chamado de velho homem) é crussificada com Cristo, mas não está morta, apesar de estar bastante ferida, machucada e debilitada em virtude da crussificação. A pessoa crussificada na época de Jesus ficavam sob vigilância de soldados e muitas vezes tinham as pernas quebradas para que familiares ou amigos não resgatassem o corpo da cruz e os levassem para serem socorridos e tratados. Se o corpo você levado da cruz e tratado, curado a pessoa iria se recuperar e ficar sarada novamente.

Ilustração:

Conta-se que em um certo circo havia um leão indomesticável e rebelde. Esse animal vivia sozinho em sua jaula, mas certo dia, cansado do icorrigivel animal, o dono do circo comprou um novo leão e trouxe para viver na mesma jaula. O "velho leão" não aceitou a nova compania e atacou o "novo morador" quase matando-o. O Dono do Circo então ordenou que separa-se temporariamente os dois animais e alimenta-se o "novo leão" com abundância, dando-lhe do melhor e água fresca constantemente. E quanto ao "velho leão" ordenou que só lhe desse alimento para que permanecesse vivo e o deixasse sempre com sede. Assim a cada três dias o leão recebia uma mediocre alimentação. Após 3 meses os dois leões foram juntados novamente numa mesma jaula. O "velho leão" como antes investiu contra o "novo leão", porém agora, como estava debilitado, quase foi morto pelo "novo leão". E nunca mais o "velho leão" se atraveu a enfrentar o "novo leão". Assim acontece com as nossas duas naturezas: A natureza carnal e a natureza espiritual. Se o "velho leão" fosse devidamente tratado ele após algum tempo poderia novamente se confrontar com o outro leão. É necessário portanto manter o "novo leão" sempre bem alimentado e cuidado.

A mesma coisa acontece com nossa natureza carnal (velho homem). O Velho homem é crussificado e fica debilitado, muito ferido, enfraquecido, mas não está morto, apesar de ter sido bastante castigado pela crussificação. Se tratado, curado, alimentado: o velho homem irá se recuperar. Ficara curado e forte e então irá confrontar com a nossa nova "Natureza Espiritual" e se estiver mais forte irá prevalecer sobre a nossa "natureza espiritual".

Como devemos então proceder com essas duas naturezas opostas e contrárias ? ou como devemos proceder para convivermos com essas naturezas em conflito?

O segredo é: Cristo deve viver em nós. Já não vivemos para agradar o nosso "eu", o nosso "ego", para satisfazer nossos próprios desejos. Devemos viver para agradar a Jesus que agora vive em nós. Devemos deixar de lado tudo aquilo que é uma afronta a santidade de Jesus. Abandonamos a tudo aquilo que desagrada a Cristo. Já não vivemos mas para nós, mas vivemos agora para Cristo. E para isso devemos alimentar e cuidar de nossa nova natureza: A natureza espiritual (o novo homem).

Porém se negligenciarmos em cuidar desta "nova natureza" e passarmos a alimentar o "velho homem", este irá prevalecer sobre o "novo homem" e nos conduzirá ao pecado e nos separará de Cristo.

De que forma alimentamos nossa natureza carnal?

Nossa natureza carnal é alimentada através de nossos sentidos, aquilo que vemos, ouvimos (revistas, jornais, tv, rádio, músicas....) e através dos sentimentos e pensamentos que muitas vezes são motivados e estimulados pelo que recebemos de nossos sentidos.

E agora pergunto: Como alimentar nossa natureza espiritual?

Nossa natureza espiritual é alimentada através de nossa busca e comunhão com Deus: Oração; Leitura da Palavra de Deus; Louvor e Adoração; Freqüentar a Igreja (comunhão com os irmãos); Direcionar nosso tempo e sentidos para as coisas espirituais de Deus (ouvir música Gospel, assistir programas evangélicos, Rádio Evangélica, livros de Temas Bíblicos....). Porque perder tempo ouvindo música secular, se posso ouvir um louvor a Deus? Porque ir ao cinema se posso ir a uma igreja? Porque ler revistas obescenas se posso ser livros com temas bíblicos? Porque assistir novelas se posso assistir filmes evangélicos? Porque comprar Desenhos da Disney para meus filhos se posso comprar desenhos bíblicos? É assim meu irmão, minha irmã. Deve haver uma mudança de atitude, de hábitos, de valores. Devemos empregar bem nosso tempo, cuidar daquilo que estamos vendo, ouvindo, colocando em nossas mentes e em nossos corações. Para que motivar meu coração para o ódio, se posso motivá-lo ao amor ?

E até quando terei de viver com este conflito entre estas duas naturezas? Encontramos a resposta em: I JOÃO 03:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

No grande Advento da volta de Cristo que voltará para nos buscar para Si, daí então a nossa natureza carnal será finalmente destruida e viveremos para sempre livres do pecado, filizes, transformados, restaurados eternamente. Até aquele Glorioso Dia quando está maravilhosa promessa se cumprir em nossas vidas, querido irmão, querida irmã, cuide de sua natureza espiritual e terás vitória sobre o pecado.

CONCLUSÃO

1. Somos crucificados com Cristo, mas o "velho homem" não está morto, apenas debilitado e ferido.
2. A nova natureza estará em constante conflito com a "velha natureza".
3. Se alimentarmos a velha natureza ela irá prevalecer e dominar sobre a "nova natueza".
4.Devemos viver uma nova vida em Cristo e vivermos para Agradá-Lo.
5.E para viver está nova vida, nossa Natureza Espiritual deve ser forte.
6.E para que seja forte é necessário ser bem alimentada: através de nossos sentidos, através da oração, leitura da Bíblia, freqüentar os cultos, louvor e adoração.

Te convido a colocar-se de pé e fazer esta oração:

"Querido Deus te suplico nesta hora, leve minha natureza carnal para a cruz, para ser crussificada agora. Não quero mais viver uma vida de pecado. Quero ser livre, totalmente liberto das praticas vergonhosas do passado. Quero receber hoje uma nova vida, quero ser transformado em nova criatura. Abro meu coração para receber Jesus como meu Senhor e Salvador e quero viver a partir de hoje para Cristo. Quero viver para Agradá-Lo. Meu Deus ajude-me nesta nova vida que agora recebo. Ensine-me a alimentar minha natureza espirtual e ajuda-me a mantê-la sempre forte e saudável para que possa sempre resistir a minha natureza carnal. Quero crescer espiritualmente e herdar minha vida eterna, quando então verei cumprida essa promessa de I João 3:2 em minha vida. Deus Javé apague todos os meus pecados e faça de mim uma nova criatura. Eu oro em Nome de Jesus. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário