terça-feira, 13 de abril de 2010

Submissão

A palavra “submissão” significa “obediência”. Ampliando o significado, temos “estar debaixo da missão”.
Quando somos obedientes a Deus, somos submissos. Quando somos obedientes ao político, somos submissos ao político (sendo submissos ao político, também o somos a Deus). Quando a esposa é submissa ao marido, está debaixo da missão do marido (sendo submissos ao marido, também é submissa a Deus).


Existe muita confusão acerca do que é submissão espiritual. A princípio, toda submissão deve ser considerada como espiritual.


Submissão espiritual a Deus deve ser uma obediência cega. Portanto, é questão de fé.
Porém, submissão a homens não deve ser assim. Não deve ser cega.


Um líder da igreja com potencial se esforça para deixar claro o por quê de determinadas direções, afinal de contas, se Deus realmente falou com ele, isto deve ser dito de maneira clara e objetiva aos seus liderados.


Sabemos que no meio secular, quando temos um chefe, devemos submissão a ele pois se não nos submetermos a ele, estamos demitidos.


Porém, as Escrituras Sagradas, a Bíblia, nos diz que devemos ser submissos a nossa liderança secular (chefes, prefeitos governadores, deputados, presidentes, etc.) pois é da vontade permissiva de Deus que estejam ali e desta maneira agradamos a Deus. Devemos enxergar a submissão por amor a Deus e não pelo medo da punição do chefe.


À vontade de Deus deve estar acima da vontade de nossos líderes na igreja. Se você não concorda com alguma postura de seu líder em relação à direção do ministério do Senhor, deve ser conversado em amor. Pois a postura do líder deve ser confirmada em seu coração (Colossenses 3 : 15).


Podemos encontrar vários exemplos de submissão e falta de submissão na Bíblia. Como exemplo podemos citar a liderança de Moisés.


Por muitas oportunidades Moisés foi questionado e estas questões levaram o juízo de Deus a pessoas que perderam a própria vida. Moisés foi questionado não no sentido de que os seus liderados queriam saber sobre os passos a seguir, mas foram questionar por rebeldia (através de um espírito de Jezabel).


Em outras ocasiões, os métodos de liderança de Moisés foram questionados abrindo-se um diálogo que culminou um aprimoramento em seu ministério.


Vamos citar Jetro, sogro de Moisés, que o questionou de maneira interessante (Êxodo 18 : 13 a 27). Foram três atitudes que me chamaram a atenção nesta passagem.


Jetro:
1) Apontou o problema de sua liderança.
2) Sugeriu a solução.
3) Sugeriu que a “idéia” fosse submetida a Deus.


Agora, vamos ver o exemplo de Jesus (Lucas 2 : 48 a 51).


Jesus saiu a pregar pois a submissão a Deus estava acima da vontade de seus pais terrenos, embora Jesus fosse obediente a seus pais em tudo.


Jesus como alguém submisso aos pais e a Deus, explicou sua situação aos pais (líderes) porém, não O entenderam. Jesus continuou sua jornada com seus pais até ao dia em que Se manifestaria ao mundo e Maria enfim entenderia tudo.


Logicamente, ainda poderíamos citar outros exemplos seculares e Bíblicos e explica-los. Porém o tema é muito vasto. Vamos então concluir este pequeno estudo com algumas atitudes que devem ser permeadas para que não haja problemas de Rebeldia (ou espírito de Jezabel) em sua vida e você possa aproveitar em plenitude seu relacionamento com sua liderança na igreja ou mesmo em sua vida secular com o professor, chefe, pais, marido, etc).


Falta de submissão:


Não obedecer a Deus / Deixar responsabilidade nas “costas” do líder / Ser falso com seu líder / Não obedecer às leis do país / Não contribuir na tomada de decisões / Convicções fracas / Ficar feliz quando as coisas não acontecem do seu jeito.


Submissão é:


Procurar entender a liderança / Falar a verdade em amor / Encorajar seu líder / Ser maleável em opiniões / Assumir a responsabilidade por suas decisões / Trabalhar junto / Ser um discípulo forte e sábio.


É muito importante certificar-se também de que você está livre do espírito de Jezabel (espírito de rebeldia).


Em beve disponibilizarei dois pequenos estudos sobre “Submissão da esposa para com o marido” e “espírito de Jezabel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário