quinta-feira, 29 de abril de 2010

TRES OFERTAS DA ARCA

(Genesis 6.12-14; 21.22)

- As pessoas correm à procura das melhores ofertas, tanto no comércio como noutras áreas da vida secular. E nesta correria atrás do que é material e perecível, se esquecem das ofertas de Deus, da oferta espiritual, eterna e incomparável.

- Lembra-nos portanto, que Jesus Nossa “Arca”, deseja oferecer o que se segue abaixo, a ainda muito mais , a todo aquele que entrar por Ele.




I- A importância da Arca = Jesus Cristo = O Salvador Ungido

1. Gn 6. 12,13 - Porque a terra se havia corrompido = Porque a Terra não conhece Jesus: Todo o povo da terra havia se tomado em erro, e todo o povo estava mergulhado em transgressão, não havia salvação para aquelas pessoas, dado o tamanho da desgraça de todos. A Terra havia se enchido de violência.

2. Gn 6. 13- O Juízo era inevitável = Os que não crêem em Jesus estão perdidos: Deus teria de dar um fim á toda aquela nação, não seria possível a Deus aceitar tanto pecado do homem que por Ele fora criado.

3. Gn 7.22,23 - Todos foram exterminados = Todos que não aceitarem Jesus serão exterminados: Deus não permitiu a salvação à ninguém que havia se corrompido. Como todos pecaram todos foram exterminados,


II - A Segurança da Arca = Jesus Cristo = O Salvador Ungido

1. Gm 6. 14-16 - O Senhor planejou a Arca = O Senhor planejou a vinda de Cristo: Deus planejou a construção da Arca, determinou sua forma e suas medidas, seu compartimentos e seu objetivo redentor. Deus planejou também a vinda de seu Filho lá do céu, o qual se fez homem e habitou entre nós para buscar e salvar os que se haviam perdido, mas que por meio do arrependimento creram em sua obra redentora.

2. Gn 6. 18 - O Senhor destinou a Arca para o povo = O Senhor destinou o seu Filho para o mundo pecador: Aqui nesta passagem, Deus determina que a Arca era para a salvação de toda a família de Noé, a qual serviu e acreditou no Deus Eterno. Assim é Cristo, nossa Arca, determinada por Deus para a nossa salvação.


III - A suficiência da Arca

1. Gn 6. 21,22 - A Arca era suficiente = Jesus Cristo é suficiente para nossa salvação: Assim como a Arca tinha, todas as condições de sustento e manutenção dos salvos, assim também encontramos em Cristo toda a suficiência parra a nossa salvação, pois Ele aperfeiçoado pelo Pai por meio de sua ressurreição, veio a ser o autor e consumador de nossa fé, bem como autor da eterna salvação para todos que lhe obedecem, pois Cristo é tudo em todos. Todos que entraram na Arca se salvaram, assim como todos que fazem a vontade de Deus possuem a sua salvação através da Graciosa Arca, A saber Cristo Jesus.


CONCLUSÃO:

- Para todo o povo corrupto da época de Noé, a Arca fora motivo de riso e zombaria, pois nunca havia ainda caído chuva sobre a face da terra até o dia do dilúvio. O povo duvidou de tão grande livramento de Deus para os que não havia se corrompido. Assim é Cristo para o mundo de hoje, pois ninguém crê que Ele virá até nuvens com seus anjos à livrar a sua Igreja pura e sem mancha, de uma época de perdição e sofrimento eterno.O mundo acredita em horóscopo, mas não quer acreditar em Cristo. Para Noé e sua família, a arca foi segurança suficiência e salvação. Jesus é tudo isto e muito mais para todos os que obedecem a Ele. Portanto as três ofertas da Arca oferecidas na época são hoje oferecidas à nós por meio de Cristo, a saber: Segurança,Suficiência e Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário