terça-feira, 13 de abril de 2010

COMO DEUS ME VÊ, ASSIM EU SOU!

A. Os padrões com os quais Jesus nos avalia é bem diferente por aqueles que nos cercam, pois Jesus nos vê no íntimo, sem máscaras, sem manipulações ou enganos.
B. O profeta Samuel buscava o ungido do Senhor entre os filhos de Jessé. Antes de indicar Davi, que viria a ser rei sobre Israel, o Senhor diz em 1 Samuel 16:7: “...Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

1. Davi era um homem que se preocupava com o estado do coração das pessoas:

(I Samuel 17:32) - E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

2. Davi era um homem que sentia no íntimo o peso de sua desobediência:

(I Samuel 24:5) - Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.

3. Deus buscou a Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus:

(I Samuel 13:14) - Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

(Atos 13:22) - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

C. Mas o homem julga segundo o que ele vê.

1. Simei julgou e condenou Davi.

(II Samuel 16:5-7) - E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, e, saindo, ia amaldiçoando. E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial.

2. A mulher de Davi o desprezou e zombou dele.

(I Samuel 18:28) - E viu Saul, e notou que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.

(II Samuel 6:16) - E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.

(II Samuel 6:20) - E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.

D. Nós mesmos, precisamos avaliar se o nosso coração é doador ou devorador.

Doador é o coração que se auto-sacrifica, representado pela ovelha. Devorador é o coração que não suporta, não se humilha, não se submete, está representado pelo lobo.

(Mateus 7:15) - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

E. O coração do homem que ainda não recebeu o novo nascimento é totalmente depravado e infiel a Deus.

(Marcos 7:21-23) - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, e a insensatez. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

F. Como Deus me vê, assim eu sou. Quando o nosso coração é tomado pelo Espírito de Deus, então o nosso coração é transformado e começa a corresponder aos ensinamentos da Palavra de Deus. O coração regenerado toma outro formato, e começa a ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Os hipócritas não são assim.

(Mateus 23:27-28) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Que o nosso coração seja tocado pelo coração de Jesus!

Um comentário:

  1. obg o site me ajudou um poucoo mas preciso encontrar em atos 13 ou 14! mas ajudou Parabéns :)
    Marina

    ResponderExcluir