quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Valor da Igreja

Texto-Base: “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” Ef 4:12.

O que é a Igreja
A igreja é a reunião dos salvos, o “corpo de Cristo”. A nossa confissão de fé declara: “cremos que uma igreja visível de Cristo é uma congregação de crentes batizados, que se associam por um pacto na fé e comunhão do evangelho; que observam as ordenanças de Cristo e são governadas por suas leis; e que fazem uso dos dons, direitos e privilégios a eles concedidos pela Palavra de Deus [...]”.

A palavra “igreja” vem do grego “ekklesia” e significa “uma reunião ou assembléia”. A palavra veio caracterizar a reunião dos salvos, o ajuntamento dos remidos pelo sangue do Cordeiro. No NT, nós a encontramos sendo citada 110 vezes. Jesus é o Senhor da Igreja, Ele a estabeleceu e fundou. Ele é o cabeça da igreja (Cl 1:18). Em Mt 16:18, o Senhor Jesus afirma que Ele mesmo edifica a sua igreja e que as portas do inferno jamais irão prevalecer contra ela.

Existem algumas figuras da igreja na Bíblia, que nos fazem compreender melhor quem somos, e como funciona a igreja. Em I Co 3:9, Paulo nos dá duas figuras: a lavoura e o edifício de Deus. A lavoura nos dá a dinâmica do crescimento e frutificação. Numa lavoura, encontramos as plantas em vários estágios de seu crescimento: o grão recém semeado, que germinou, arrebentou a casca e já começa a sair o caule com pequeníssimas raízes. Há os que já se enraizaram bem e estão com folhas e frutos.

O Pai Celestial é o nosso agricultor, conforme a palavra de Jesus em Jo 15: 1. Ele exerce o papel importantíssimo de coordenar todas as coisas para que a produção aconteça com sucesso. É Ele quem poda e colhe os frutos.

Quanto à figura do edifício, Pedro diz que somos pedras que vivem e somos edificados “casa espiritual e sacerdócio santo” (I Pe 2:5). As pedras das construções antigas (da época do NT) eram feitas à base de pedras lavradas no tamanho certo para serem encaixadas umas nas outras e sendo então formado o edifício. Assim todos nós precisamos estar “encaixados” ou “ligados” uns aos outros para que a construção aconteça e Deus nela habite…

O Sacerdócio Universal dos Crentes
No VT, Deus escolheu a tribo de Levi para ministrar diante dele nos cultos públicos. E da tribo de Levi, Ele escolheu os homens da família de Arão para serem sacerdotes. Cada sacerdote do VT era consagrado através da unção com óleo, simbolizando a confirmação e capacitação do Espírito Santo.
Entretanto, no NT, Jesus veio, deu a sua vida na cruz por nós, ressuscitou e ascendeu aos céus, enviando-nos o Espírito Santo, capacitando-nos assim para toda a obra de Deus. Todo crente é um sacerdote. Todo crente pode orar, interceder pelos outros, ler as Escrituras e compreender suas verdades. I Pe 2:1-5; Ef 4;2-7; Ef 4:11-16; I Co 12:4-27; II Tm 3:14-17; I Co 3:6-9; Mt 16:15-19.

O Verdadeiro Templo de Deus
Deus não habita no prédio da igreja. Não são tijolos e cimento que formam a igreja, mas as “pedras vivas”, as pessoas que experimentaram o novo nascimento, a conversão de seus corações a Cristo. Nós somos o templo do Espírito Santo de Deus na terra. I Co 3:16-19.

No VT a presença de Deus estava restrita ao templo em Jerusalém, através da figura da arca da aliança. Então a mensagem para se conhecer Deus era: “vinde” a Jerusalém. O povo vinha para comemorar as festas judaicas: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. Mas a grande comissão de Jesus nos diz: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Então não nos limitamos às paredes do templo para a pregação do Evangelho. Não devemos ficar esperando que as pessoas venham, mas nós precisamos ir a elas.

E a ordem do Senhor é a de fazermos discípulos por onde formos. Nas escolas, no trabalho, na rua onde moramos, onde estivermos devemos anunciar as boas-novas da salvação. Este é o nosso encargo dado pelo Senhor da seara que já está branca para a ceifa.

Nossa Visão é Conquistar Nossa Geração
Nós dependemos totalmente do Senhor, mas não podemos ficar passivos na evangelização. Ele já nos deu a ordem de comando: “ir e fazer discípulos”. A realidade do inferno foi descrita pelo próprio Senhor Jesus. Almas sedentas, sofredoras, perdidas estão cada dia morrendo ao nosso redor. É necessário alcançá-las com o amor de Deus.

Nossa visão é ganhar essa geração. O que você tem feito para isto? A quantas pessoas você falou do evangelho hoje? A quem você convidou nessa semana para conhecer sua célula?

Uma Só Linguagem e Propósito para Alcançar o Alvo
O povo de Deus fala a língua dos céus: o louvor e a vontade de Deus. Outra linguagem não é celestial. No episódio da torre de Babel, o Senhor disse que não haveria barreiras para o povo em Sinear, pois todos falavam a mesma língua (Gn 11:6). Existe a unidade da linguagem: se todos em sua célula falarem a linguagem da evangelização, certamente haverá multiplicação e grande crescimento, não é verdade?

A unidade de propósito nos fala de todos terem um só alvo. Correrem numa mesma direção. Qual é o propósito, o alvo de sua célula nesse mês?
A unidade da obra nos fala de trabalho em conjunto. Unânimes para cumprirem uma meta ou construírem algo. Que tal um trabalho social, a preparação das cestas básicas para os irmãos necessitados?

As Reuniões das Células e os Cultos de Celebração
As reuniões nas células trazem a alegria do encontro com os irmãos, a comunhão. A comemoração dos aniversários, a oração uns pelos outros, o “tirar as dúvidas”, o compartilhar experiências e os testemunhos da operação majestosa do Senhor nas vidas de cada um. Como é bom reunir com os irmãos!

No templo temos os cultos de celebração da glória de Deus, quando nos encontramos com tantos irmãos e adoramos juntos ao Senhor. É um momento festivo que deve ser incentivado e fazer parte da nossa vida. Hb 10:25.

Para refletir e comentar com os irmãos na célula:
Alguns valores chaves com relação às células são: as células são a base da igreja. A reunião da célula deve ser prioridade para mim. As reuniões são semanais. Acontece a multiplicação de modo espontâneo, e cada liderança prepara um líder em treinamento.

Valores chaves da celebração: Podemos fazer oração em concordância para a conquista da cidade e guerra espiritual. Podemos dar o testemunho público de maneira muito forte. É tempo de evangelismo. É lugar de ensino doutrinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário