terça-feira, 13 de abril de 2010

Lança na terra.

Êxodo 4:3 “Então lhe disse: Lança-o na terra. Ele a lançou na terra, e o bordão virou em uma serpente. E Moisés fugia dela”.
O bordão é o símbolo de autoridade, de apoio, assim como os reis e generais da antiguidade usavam o cetro. Quando Moises teve o encontro com Deus, Moises estava vestido com o traje de pastor de ovelhas e o seu cetro era um bordão, bordão esse que ele usava para seu trabalho diário, “ou seja”, conduzir o rebanho de ovelhas.
A serpente é o símbolo de Satanás, astuta, traiçoeira, sempre pronta para dar o bote e muitas vezes o seu golpe e fatal, se alguém não for em nosso socorro, dificilmente a vitima escapa. O poeta Alberto Ramos escreveu; "Quem me vê? Quem me quer? Quem me acode?”.
A serpente é uma velha conhecida de todos, pois lá no paraíso quando Adão e Eva viviam tranqüilamente, Satanás em forma de serpente foi o enganador de ambos.
Deus concede poderes a Moises
A situação de Moises perante Deus ali naquele local, era algo inédito a sarça estava pegando fogo, mais não se consumia. O homem presenciava aquilo quando Deus pergunta: “Que é isso que tens na mão”. Deus sabia que era um bordão. Moises responde: Um bordão. Então disse Deus: “lança o no chão (na Terra)” O bordão vira uma serpente. Assustado Moises foge da serpente. Qualquer ser racional ou irracional faria o mesmo, desde que não conhecesse quem enviou a serpente. Novamente Deus da ordem “Pega pela cauda” Era algo incomum. Quando assistimos qualquer exibição ou filme que aparece as serpentes, sempre ela é pega pela cabeça, onde se concentra o veneno. Deus manda pegar pela cauda e a serpente se transforma em bordão novamente. Só que Deus não queria simplesmente mostrar o poder de Deus, mas queria que esse poder fosse usado por Moises. Moises recebe a ordem de falar com faraó.
Moises usa o poder de Deus
Situação difícil. Voltar para o lugar aonde tinha fugido, e não somente voltar, tinha que se apresentar ao rei, a maior autoridade do Egito. “Rei cheguei. Lembra quando fugi! A ordem de Deus não era para lembrar o passado mais chegar diante do rei o mostrar que a autoridade do Senhor estava depositada em seus servos.
Deus sempre tem mostrado seu poder, indiferente da atuação que o homem planeja. Quando Moises acompanhado de Arão, (seu irmão mais velho) apresentava-se ao rei do Egito, aonde ambos tinham vivido um como príncipe e o outro como escravo. Apesar do passar dos anos aquele ambiente trazia lembranças para ambos. Tristes dias amassando barro. Pensava Arão, bons dias como príncipe, filho da filha de faraó, era o que passava na cabeça de Moises.
Agora a situação era diferente, pois o príncipe e o escravo estavam ali como representante de Deus; o todo Poderoso. Nada poderia acontecer para o dois, já que o Senhor tinha promessa para eles e quando o Senhor tem promessa para um filho seu pode acontecer o que acontecer mais o Senhor vai cumprir o seu propósito.
Moises também lembrava das palavras de Deus “Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão”. Êxodo. 4:21
Moises chega perante Faraó lança seu bordão e ele se transforma em uma serpente, todos ficaram atônitos. Simples, os magos fizeram a mesma coisa. Só que o detalhe foi que bordão de Arão, que tinha virado serpente engoliu a dos magos. O poder de Deus sempre é maior.
Deus atuando em nossos dias
O homem, não entende as coisas que Deus tem preparado para cada um de nós. A pressa e a incompreensão, são fatores decisivos para que possamos deixar desapercebidos no que Deus quer atuar em nossas vidas. Muitas coisas que aconteceram durante nossas vidas são exemplos que o Senhor quer que passamos para podermos enfrentar e vencer as serpentes que Satanás tem preparado para destruir a nossa felicidade. É muito importante que olhemos para traz, e com as lições que aprendemos em nosso cotidiano temos força para vencer. A Bíblia nos diz: “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.Romanos 8:28
É bom esperarmos os resultados e crer que Deus esta contribuindo para nosso bem. Todas as coisas. Pode ser objeto ou o sujeito do verbo “cooperam”. É melhor tomarmos como objeto. Nesse caso, o sujeito é Deus, o que é apoiado como o melhor para cada um de nós.
Lança na terra a tua dificuldade e deixa Deus resolver. Tudo é passageiro e Deus que vê tudo está esperando o momento certo para reverter a tua situação. Basta somente crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário