quarta-feira, 28 de abril de 2010

As Promessas do Senhor

Texto Base: “Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Tm 2:13)

As Promessas de Deus
No Antigo Testamento não existe um termo específico para a palavra “promessa”, como nós conhecemos. Há apenas a confirmação de palavras proferidas, através do termo hebraico “ãmar ou dãbhar”. Entretanto percebemos que o Senhor valoriza a sua Palavra e o seu Nome acima de todas as coisas (Sl 138:2). Nada que esteja escrito na Bíblia Sagrada foi sem propósito (II Tm 3:16-17). Deus deixou a sua Palavra para que a nossa confiança estivesse depositada Nele e no que Ele disse (II Tm 2:11-13).
Na verdade, a “promessa” se prolonga por um tempo indeterminado (Sl 90:1-4). Biblicamente a promessa vai além do tempo e do espaço, para aquele que a faz e para quem a recebe. A promessa promove o encontro dos dois (de quem a faz e de quem a recebe) no futuro. Vejamos algumas promessas do Senhor para nós:

Promessas que prosseguem no tempo
Temos promessas que oferecem uma certeza de ação continuada através do tempo. Por exemplo, quando Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos… E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:18-20).
Temos a certeza de que o Senhor está conosco sempre, através da presença gloriosa de seu Espírito Santo. Esta é uma promessa do Senhor que nos garante segurança total e a confirmação da atuação do Espírito Santo nos corações que ouvem a Palavra do evangelho.
Nas bem-aventuranças (Mt 5:1-12), encontramos várias promessas desse tipo: de obter o reino dos céus (os humildes de espírito), de serem consolados (os que choram), de herdar a terra (os mansos), de serem fartos (os famintos de justiça), de alcançarem misericórdia (os misericordiosos), de verem a Deus (os limpos de coração), de serem chamados filhos de Deus (os pacificadores) e de terem grande galardão (os perseguidos por causa do nome de Jesus). Você tem experimentado essas promessas de Jesus? Você pode compartilhar alguma dessas promessas das bem-aventuranças em seu dia-a-dia?
Há promessas condicionais que extrapolam o tempo, as gerações e podem ser experimentadas mais de uma vez pela mesma pessoa, como, por exemplo: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1:9).
Podemos observar que a condição de se ter um coração limpo é através da confissão ao Senhor de nossas faltas. Você tem feito isto? O seu coração está limpo? Você tem levado o seu coração (isto é, a sua vida) para “ser passada em revista” pelo Senhor? Você tem o costume de pedir perdão quando erra? De pedir perdão ao Senhor e deixar que seus pecados sejam perdoados pelo sangue do Cordeiro? Lembre-se que uma vida abundante na presença do Senhor requer o perdão (purificação) e o abandono da prática do pecado (santidade).

Promessas e Alianças
Há promessas de Deus embutidas nas Alianças que Ele fez com o homem, e continuam tendo validade. A aliança feita com Abraão e com sua descendência está recheada de promessas. Estas incluem a posse da terra e uma descendência numerosa. Deus disse a Abraão que ele seria pai de grande multidão, como os grãos do pó da terra (ou dos grãos de areia do mar). E Deus cumpriu sua palavra: tantas nações vieram de Abraão (todos os árabes e os judeus), são como a areia da praia.
Podemos ver Israel de volta à sua terra, hoje, como um cumprimento profético de sua aliança no passado com Abraão, tendo sido repetida a Isaque, a Jacó e a Moisés.
Mas também vemos a Igreja como sendo a descendência de Abraão através de Jesus. O Senhor disse ao seu servo: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua descendência” (Gn 15:5). Essa descendência semelhante às estrelas é a igreja (Dn 12:3) – os “filhos de Abraão em Cristo”, gerados pela fé. Leia Gálatas 3:6-14 e veja como Paulo nos ensina essa verdade: as bênçãos de Abraão são para nós, sua descendência pela fé: “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (v.14).
A bênção de Abraão não é, como muitos pensam, a riqueza e o destaque entre as outras nações, mas, muito mais do que isto: é a presença do Espírito Santo em nossos corações. Você acha que pode existir uma promessa maior do que a presença do próprio Deus habitando em nós? Comente um pouco sobre isso na célula.

Promessas e Profecias:
Há promessas de Deus que são profecias de acontecimentos futuros. Estas se realizam uma única vez. Como, por exemplo, na saída de Israel do Egito, Moisés falou a palavra de Deus a Faraó: “Deixa sair o meu povo, para que me sirva. Porque se recusares deixá-lo ir, e ainda por força o detiveres, eis que a mão do Senhor será sobre o teu rebanho…” (Ex 9:1-3).
É importante salientar que o Senhor nos diz: “a palavra que sair da minha boca jamais voltará vazia, mas fará o que me apraz” (Is 55:10-11). Não há promessas inconseqüentes de Deus na Bíblia, pelo contrário, todas as suas promessas encontram em Cristo o “sim e o amém” (II Co 1:20). Isto é maravilhoso!
Temos um Deus que é fiel e cumpre o seu compromisso assumido conosco, aleluia!

Promessas maravilhosas de Deus:
As promessas de Deus não falham (I Re 8:56). Elas são garantidas pelo poder divino (Rm 4:21). Paulo nos diz que todas as promessas do Senhor para nós estão fundamentadas em Cristo (II Co 1:20). O valor dessas promessas é infinito, pois nos faz participantes da natureza divina (II Pe 1:4). As preciosas promessas de Deus para nós culminam com a posse da vida eterna em Cristo (I Jo 2:25).
É muito importante viver debaixo da cobertura da Palavra de Deus. Usar a proteção que há em suas promessas maravilhosas. Mas para que isso aconteça, eu tenho de conhecer essas promessas. Preciso ler as Escrituras, pois elas têm palavras de vida eterna e testificam de Jesus, revelando todo o propósito de Deus para nossas vidas.
Conta-se que um mendigo esmolava todos os dias assentado sobre uma grande pedra no jardim de uma praça. Ali ficava, com as mãos estendidas, e gritava pedidos para despertar a compaixão dos que passavam. Assim foi a sua vida, até que veio a falecer. Nessa mesma ocasião, o prefeito da cidade resolveu revitalizar a praça, e aquela pedra foi revolvida. Para surpresa geral, foi encontrado um grande tesouro sob aquela enorme pedra. Tesouro valiosíssimo que trouxe grande prosperidade e nome para toda a cidade.
Quantos vivem a sua trajetória como aquele mendigo, não é mesmo? Estão mendigando as bênçãos e não sabem que estão assentados sobre um grande tesouro. Abra a Bíblia. Comece a lê-la com interesse e sede. Beba de sua água refrescante quando passar pelos desertos da vida. Alimente-se de seu farto pão, quando houver a escassez ao seu redor, e não se esqueça de reparti-la com os famintos. Escreva as promessas de Deus, olhe para elas, firme os seus passos e desfrute da fidelidade do Senhor todos os dias do seu viver.

Desafios para a semana:
• Leia algumas das promessas do Senhor para nós e tome posse do seu infalível cumprimento:
Dias melhores (Sl 30:5), livramento (Sl 34:19, 20), na enfermidade (Sl 41:3, 94:2), presença de Deus conosco nas provas (Is 43:2), promessa do lar eterno (Jo 14:1-2), tudo acontecendo para o nosso bem-estar (Rm 8:28, II Co 4:17), sua graça nos basta (II co 12:9), comunhão nos sofrimentos de Cristo (I Pe 4:12-13), livramento final de toda tristeza e dor (Ap 21:4).
• Comente com os irmãos na célula sobre o cumprimento de alguma promessa de Deus em sua vida.
• Faça o propósito de ler toda a Bíblia e vá marcando as promessas de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário