terça-feira, 13 de abril de 2010

Reformando o jardim

O lugar onde seria o jardim estava cheio de cacos de telha, de tijolos, areia, cimento e outros entulhos que restaram da construção.

Então olhei para aquela área e pensei: Como plantar flores num lugar tão sujo e tão desarrumado? Nada vai crescer aqui, pois o solo não é fértil, não tem terra boa para o plantio; as sementes podem até nascer, mas as plantas não vão crescer e nem vão produzir flores...
Resolvi que precisava tirar todo aquele lixo dali e limpar aquela área para cultivar um jardim que viesse alegrar os meus dias...

Assim é nosso coração. Quando nos aproximamos de Deus, se não tivermos a disposição de limpar nosso coração, de lançar fora os vícios, os palavrões, a murmuração, a maledicência (falar mal dos outros), os maus costumes, os pecados enfim, então a Palavra de Deus não prosperará em nós.

A Palavra de Deus é como a semente das flores, se o coração não estiver preparado para recebê-la, ela pode até nascer, mas ela será uma planta mirrada, fraca, que não vai resistir às tempestades que se abaterão sobre nós.

Por isso muitos cristãos são fracos na fé e sucumbem às provações que aparecem em suas vidas, porque não limpam os seus corações daquilo que os atrapalham no crescimento da fé.
Não mudam o modo de pensar, de agir e de viver a vida na prática.

Então tirei todo o entulho, os cacos, os sacos de papeis, a terra cheia de cimento e cal e deixei toda aquela área limpa, sem nenhum lixo.
Depois disso, fui até um sítio e trouxe uma quantidade de terra boa e coloquei naquele lugar onde tinha tirado o entulho.
Também trouxe adubo orgânico e misturei com a terra que tinha colocado.
Reguei a terra por vários dias e a deixei descansar.

Então plantei as sementes de flores e algumas mudas que tinha conseguido com amigos.
Os dias foram passando e o jardim começou a brotar. Num canto brotou também uma samambaia, que deve ter vindo com a terra do sitio e ela cresceu junto com as demais plantas.

Regava o jardim todos os dias, não descuidava dele, e já me alegrava com o verde que crescia e embelezava aquele pedaço de terra.
Logo surgiram as flores, borboletas que vinham visitá-las e para meu deleite, um casal de João de Barro começou a construir uma casa na trave do poste bem em frente à ele.

Já desfrutava da beleza do jardim, do cheiro da terra molhada, das borboletas, do canto dos pássaros, da hortelã, da cebolinha e a salsa, e ali passava horas em comunhão com Deus, enquanto limpava e tirava ervas daninhas que sempre teimavam em aparecer entre a folhagem.

Mas o dia-a-dia, o trabalho, as provações e as dificuldades começaram o ocupar mais o meu tempo. A tristeza surgida por causa de algumas provações, perdas e frustrações pessoais, e isso fez com que eu descuidasse do meu jardim.

Passei a ter outras prioridades, outras preocupações, outros afazeres... e corria atrás disso tudo, e quando não, ficava desanimado e quieto num canto fazendo outras coisas, esperando o tempo passar.

Às vezes nos envolvemos com tantos problemas que acabamos nos tornando displicentes com as coisas de Deus, com a vontade e a Palavra de Deus.
Passamos a cuidar mais de nós, das nossas vontades e desejos, das prioridades do nosso coração e já não temos a mesma comunhão com o Pai como tínhamos quando tudo estava bem...

Passei vários dias, talvez semanas sem visitar o jardim... estava ocupado demais comigo mesmo...envolvido com meus problemas, com meus anseios...

E então, num desses dias de tristeza me lembrei do jardim, e fui vê-lo...
Ao abrir a porta do quarto que sai para o jardim, espantei-me com o que vi...

As ervas daninhas tinham tomado conta de tudo. Algumas cresceram tanto que pareciam pequenas árvores... e as flores tinham desaparecido, assim como parte da cebolinha e da salsa. Nem parecia mais um jardim...
A samambaia ainda resistia, mas tinha muitas folhas amarelas e secas...

Quando não cuidamos do nosso coração; quando não o regamos com a Palavra de Deus e quando abandonamos a comunhão com o Senhor, então tudo aquilo que não é de Deus começa a tomar conta de nós... a brotar em nosso interior.
O pecado se instala comodamente, e com ele a tristeza, a angústia, a frustração e a desilusão com a vida.
A esperança enfraquece, e a dúvida passa a ser uma constante...a insegurança e o desânimo nos abatem e a vida perde o seu brilho para nós.

O temor de que o Senhor não nos ouve e não nos vê passa a dominar nossas vidas. Pensamentos desse tipo povoam a nossas mente: “Deus se esqueceu de mim...”
Então esfriamos e começamos a tomar as decisões por nós mesmos, sem consultar o Senhor, sem esperar pelo mover de Deus.

Achamos que Deus está demorando em responder e que precisamos fazer alguma coisa, porém, não temos a convicção, ou seja, FALTA-NOS A FÉ, DE QUE TUDO VAI DAR CERTO, porque hoje em dia quase nada mais dá certo na vida das pessoas...

Mas precisamos tentar, à nossa maneira, do nosso jeito, como deseja o nosso coração... como todos estão fazendo nos dias de hoje.
Afinal, o que pode estar errado, todo mundo está agindo assim, pensamos.

Na maioria das vezes acabamos por nos frustrar novamente, pois não conhecemos os nossos caminhos e não estamos muito seguros das coisas...

Quando nos damos conta , descobrimos que na verdade o nosso coração encheu-se das ervas daninhas do mundo, dos costumes do mundo, da música do mundo, da moda do mundo, do modo de falar e agir do mundo. Porém, o mundo jaz no maligno, isto é, o mundo está morto por causa do mal que nele há.

Deveríamos ser diferentes, pois somos Novas Criaturas em Cristo Jesus!

Nova criatura significa que não somos iguais aos que vivem no mundo. Somos seres novos, diferentes, criados para a Glória de Deus, revestidos agora com o seu Brilho, da sua Luz, da sua Glória... enquanto que os do mundo estão nas trevas, sem brilho, sem glória, mortos em seus delitos e pecados...

Devemos pensar diferente, agir diferente, viver de forma diferente...

Mas como encontrar a resposta para isso?

Estava viajando a trabalho dias atrás, e de repente o Espírito Santo de Deus me revelou algo sobre isso através de um hino que ouvia em meu carro.

Porque as pessoas acabam se envolvendo tanto com o mundo ?, perguntava eu.

Como posso viver neste mundo e não ser contaminado pelas ervas daninhas do mundo?
Como não pensar, não agir e não viver como o mundo, Senhor ? Parece impossível isso!!

Como não cantar as músicas do mundo ? Como não falar as mesmas coisas que o mundo fala?
Como não adotar os costumes, o modo de pensar e agir do mundo?

Como não mentir, não enganar, não fazer os desejos da carne, não amar o dinheiro, não ser vaidoso e sensual (lascivo), e como não ser egoísta ?

Então o hino falava assim: “MANTENDO CATIVO O MEU PENSAMENTO EM CRISTO”...

2º. Corintios 10:3 a 5 nos ensina: 3-, porque, embora andando na carne, não lutamos segundo a carne. (segundo os impulsos da nossa natureza pecaminosa) 4 Porque as armas da nossa guerra não são carnais, e sim, poderosas em Deus para destruir fortalezas (espirituais) anulando sofismas (falsas doutrinas do mundo) 5 derrubando raciocínios e estruturas que se levantem contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

E em Filipenses 4: 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso que ocupe o vosso pensamento

Sabe, quando cuidava do meu jardim, não deixava crescer nenhuma erva daninha...
Passava as horas ali conversando com o Senhor, em comunhão. E ia tirando cada broto de erva estranha que nascia naquela terra, somente prosperava o que era belo, formoso e útil.

Antes tinha o meu pensamento voltado para o Senhor, para sua Palavra, para a sua vontade.

Quando desviamos os nossos pensamentos para tudo aquilo que nos aflige, para os nossos problemas, para nossa ansiedades, para nossas angustias...
Então tiramos o nosso pensamento de Cristo Jesus... e ficamos cativos do mundo...

Nossos pensamentos passam a buscar do que do mundo oferece, do que o mundo vive, do que o mundo espera e exige das pessoas, e passamos a andar por vistas e não por fé! Porque passamos a agir como o mundo!

Então, assim como deixei de cuidar do meu jardim como deveria, assim começa a brotar em nosso coração todo tipo de pensamentos, de desejos impuros, de vontades contrárias à Deus, de impulsos carnais...e acabamos por tomar decisões erradas e nos afundamos mais nos problemas e nas dificuldades e até no pecado...

Quando percebi que as ervas daninhas estavam destruindo o meu jardim voltei a cuidar dele imediatamente.
Arranquei todas as ervas daninhas, das grandes às minúsculas; algumas foram difíceis, pois criaram muitas raízes e tinham tomado conta de boa área daquele espaço.

Examine hoje a sua vida, examine hoje o seu coração...
Tens permitido que o mundo ocupe espaço nele por causa das provações e das dificuldades? Por causa da ansiedade, da tristeza, da solidão ?

Faça hoje uma limpeza de tudo aquilo que você sabe que não agrada ao Senhor...
Arranque as ervas daninhas do jardim do seu coração...

O segredo é voltar o teu pensamento para tudo que vem de Deus!
Pense no amor do Senhor por você! Amor que te leva à eternidade..., pois aqui tudo é passageiro!

Pense bem! Você reconhece em seu coração que a Salvação é a coisa mais preciosa que o Senhor pode lhe dar?

Se você não reconhece isso, precisa examinar melhor seus os planos, os seus objetivos e a sua vida..., pois significa que o mundo plantou muitas ervas daninhas em seu coração!

Quebre as correntes que prendem o seu pensamento nas coisas que são fugazes, que são passageiras... e lembre-se das que são eternas e firmes, pois a sua vida deve estar apoiada e cercada em Cristo Jesus e não aberta ao mundo...às coisas do mundo.

Busque ao Senhor com todo o teu coração. Renuncie ao mundo de verdade, para receber as bênçãos de Deus para sua vida!

Deus somente te abençoará se houver em teu coração o propósito de amá-lo em primeiro lugar, acima de todas as coisas, acima do que o mundo lhe oferece.

Se o teu coração estiver cheio das ervas daninhas do mundo, dificilmente as coisas darão certo para a sua vida, assim como não tem dado certo para a maioria das pessoas que vivem segundo o que o mundo lhes oferece e também depois lhes cobra...

Quanto aos seus problemas, às tristezas, às doesr, às provações, confia no Senhor:
ISAIAS 58:11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.

Cuide do seu jardim, cuide do seu coração hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário