terça-feira, 13 de abril de 2010

Em busca de uma mudança completa

E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. (Marcos 5:25-34)

Uma das mais belas historia que encontramos registrada na bíblia. A famosa historia da “Mulher do Fluxo de Sangue”. Através desta história, analisaremos cinco pontos que marcaram a vida daquela mulher e que vão, sem duvida alguma, marcar também nossa vida.

Primeiro ponto: Seu problema

Aquela mulher cujo nome a bíblia não revela, sofria por causa de um ciclo menstrual constante, havia doze anos. Além de causar-lhe um sofrimento físico, também sofria pelas as questões religiosas, pois, era considerada imunda aos olhos dos judeus.

Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação. E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. (Levítico 15:25-27)

Há doze anos com uma hemorragia! Sua pele amarelada, pouco peso, seus lábios secos e rachados, vistas fracas e, não somente suas vistas, mas, seu corpo todo. Impedida de desfrutar da companhia das pessoas que amava, sentia-se sozinha no recôndito de seu quarto. Pela lei dos judeus, não poderia tocar em ninguém e nem ser tocada. Se fosse casada, possivelmente desejaria o carinho e o afeto do marido, mas, contudo, não poderia receber. Se fosse mãe, não poderia abraçar seus filhos. Todos deveriam ficar em uma certa e segura distância para não serem considerados imundos com ela. Em seus parcos dias de esperança, olhava para o horizonte em busca de uma resposta para aquela situação. Nas gavetas mais enclausuradas do seu ser clamava por socorro, pois, não conseguia exteriorizar sua agonia. Realmente este primeiro ponto muito marcara a vida daquela mulher. Marcara sua vida em todos os níveis: físico, social, psicológico e espiritual. Semelhante modo, muitas pessoas estão a sofrer com doenças incuráveis, problemas de relacionamentos sociais e excluídos desta sociedade. Muitos desistiram até mesmo de viver, não encontram mais solução em suas vidas, sofrendo pelo estresse, traumas, complexos e depressões. Não obstante, a grande massa sofre da pior doença e do maior sofrimento que existe: viver longe de Deus. Vidas totalmente destruídas por negligenciar sua vida espiritual. Conhece-se um deus construído pelas instituições religiosas, feito por mãos de homens, porém, desconhece-se o Deus criador do homem. Esse Deus criador quer ser conhecido por todos, quer ser amigo do homem, quer ser íntimo do homem.

Segundo ponto: Sua procura inútil

Procurou vários médicos, gastou tudo o que tinha, porém, nada adiantou. Os melhores médicos da época não puderam fazer absolutamente nada em seu favor. Sua vida agora era marcada por perdas. Perda da saúde, do convívio social, da auto-estima e agora, perda dos bens. Gastara todo seu estipêndio na esperança da tão sonhada cura. Além das perdas, seu problema a cada dia se agravava. Quantas e quantas pessoas estão como esta mulher. Já procuraram nos médicos a solução de seus problemas. Já procuraram em diversos “rótulos religiosos” a bonança, porém, as tempestades de suas crises existenciais cada vez aumentam mais. A busca inútil das resoluções dos problemas da alma já gerou a falta de esperança. Mas não é o fim! Algo aconteceu com aquela mulher, algo que está também à nossa disposição - vejamos o terceiro ponto:

Terceiro ponto: Ela ouviu falar de Jesus

Há uma esperança! Há uma luz no fim do túnel! Aquela mulher ouviu falar de Jesus e creu de tal maneira que disse em seu coração: “- Se ao menos eu tocar em suas vestes serei curada!”. Você já ouviu falar de Jesus? Ele levou sobre si todas as nossas enfermidades, pagou uma divida que não poderíamos pagar: Ele morreu por nós numa cruz para dar-nos perdão e vida eterna. Jesus disse que, se pedirmos alguma coisa em seu nome, crendo, receberíamos! Jesus é o caminho que devemos seguir, a verdade que precisamos a cada dia conhecer e a vida que devemos possuir.
A Bíblia diz em Romanos 10:17 que “a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus”. Ao ouvir falar de Jesus, aquela palavra gerou fé no coração da mulher do fluxo de sangue. Que o leitor, neste momento, ao ler sobre Jesus, possa também abrir o seu coração e crer que Cristo pode e quer realizar um milagre em sua vida. “Tudo é possível ao que crê!” (Marcos 9:23).

Quarto ponto: O toque faz a diferença

Aquela mulher creu em seu coração que, se apenas tocasse em Jesus, o milagre aconteceria. Então, ela agiu. Apoiando-se sobre a mesa, procurou equilibrar-se com muita dificuldade e com uma das mãos apoiava-se na parede. Suas pernas tremiam. Quando se levantou, parecia que tudo rodava em sua volta, as vistas escureceram, porém, não desistiu de sua meta: “- Eu preciso tocar em Jesus!”.
Por onde Jesus andava, multidões o acompanhavam. Aquela mulher teve de vencer a multidão, passou entre pequenos vãos, entre um e outro que se afastava ao vê-la. Pisaram em seus fracos pés e outros ainda empurraram seu corpo magro e debilitado. Mas, diante dos obstáculos do caminho, ela não exauriu. Ao ver Jesus, sua força aumentou ainda mais. Ela não se importou com o que iam falar dela. Só queria tocar em Jesus.

O momento chegou, Ele estava de costas. “– Será que o chamo pelo nome?” Pensava a humilde moribunda. Cada vez chegava mais perto de Jesus. Seu coração começou a disparar, sentia seus ossos tremerem, sua boca ficou ainda mais seca e suas mãos transpiravam muito. Estava a poucos metros de Jesus, porém, era quase impossível chegar mais perto. O jeito era se abaixar, como que rastejasse entre os pés daqueles que o cercava. Quando abaixou a cabeça, novamente suas vistas escureceram e doía muito sua cabeça. Sentiu que o ar havia acabado por causa da poeira que se levantava. Tossia muito e sentia que seu peito ia explodir tamanha era a dor.

Aquela mulher não desistiu e, chegando perto de Jesus, tocou nas orlas de suas vestes. No mesmo momento sentiu seu corpo curado. Jesus, então, para entre a multidão e pergunta: – Quem me tocou? Com ar irônico alguém responde a Jesus: – Mestre, a multidão te oprime, te aperta, e perguntas quem lhe tocou? – Sim, continua Jesus, a multidão me oprime, mas alguém me tocou de modo diferente, pois senti que de mim saiu poder!

Obviamente, Jesus sabia quem havia feito isso, pois ele é onisciente, sabe todas as coisas. Destarte, Cristo queria ensinar algo para aquela multidão e para nós também: o toque faz a diferença. Muitos são os que oprimem a Jesus. Querem o favor de Deus, mas buscam de maneira errada. Ameaçam sair da igreja se Cristo não atender. Cobram o favor de Deus como se Deus fosse um empregado. Como crianças malcriadas, fazem chantagens, birras e “beicinhos”. Isso é oprimir, empurrar a Jesus em meio à multidão. Aquela mulher, prostrada, tocou em Jesus. Deus não despreza um coração assim!

Experimente tocar em Jesus com um cântico de louvor, mesmo quando a situação não te inspirar a fazê-lo. Experimente tocar em Jesus com um coração humilde e reconheça que Ele é o Senhor da sua vida. Experimente tocar em Jesus despido de sua posição social, de seu orgulho e soberba. Experimente tocar em Jesus com fé!

Quinto ponto: O milagre completo

Deus supre nossas necessidades! (Filipenses 4:19). A mulher que, a propósito, não era mais a do fluxo de sangue, foi curada também em outros aspectos de sua vida. Observemos as palavras de Cristo que foram proferidas àquela mulher: “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”

A cura física já havia acontecido, porém, Cristo a curou também nos outros aspectos: psicológico, espiritual e social.

Filha... Ah! Que linda palavra. Como aquela mulher precisava ouvir isso. Aos olhos da religião judaica, ela era chamada de impura, imunda. Cristo vai além das tradições e a chama de filha. Ao ouvir isso, alegrou-se ainda mais seu semblante. Para surpresa daquela guerreira, Jesus diz outra palavra: “A tua fé te salvou”. Note que Jesus não disse que foi a fé de outra pessoa ou apenas o poder de Deus. Ele atribuiu à fé daquela mulher o processo de cura. Com isso, Jesus a curou de sua vida espiritual. E por último: “Vai em paz” ,ou seja, volte para sua família, para o seio da sociedade, volte em paz para os seus, seja feliz! Cura no aspecto social.

Cinco pontos que marcaram a vida daquela mulher. Essa também pode ser sua historia. Qual é o seu problema? Onde você tem procurado ajuda? Hoje você teve acesso ao conhecimento das maravilhas que Cristo pode realizar em sua vida. Achega-te à presença de Deus, toque em Jesus com fé, pois, a benção completa você receberá. Ele suprirá todas as suas necessidades! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário