domingo, 18 de abril de 2010

A CRUZ DE CRISTO

Isaias 53:1-12



É impossível pensar em missão sem refletir sobre a Teologia da cruz. Na cruz, pela primeira vez, percebemos a realidade da integridade de Jesus Cristo a favor da humanidade perdida. Vemos que este "Cristo integral" por nós, para nosso bem-estar, conforme a expressão de P.T.Foryth, "juízo completo, sim, ma graça suprema também, na medida em que ele toma sobre si mesmo o seu juízo sobre nós".


Com razão disse o psicólogo Jung: "A cruz é a configuração geométrica, que mais marca e imprime impressões fortes na mente humana. Mais que um círculo, um quadrado, um retângulo, um triângulo. Nada impressiona mais a mente humana que essa forma da cruz".



Na cruz o plano das coisas que vem de cima, se encontra com o plano das coisas daqui de baixo. Na cruz a dimensão do céu vasa e atravessa essa realidade terrena. Na cruz as coisas que vêm de Deus encontram intercessão com as coisas que são do homem. Deus e o homem se encontram na cruz.



Por que a Cruz de Cristo transformou-se na poderosa salvação de Deus para nós pecadores? 1) Pela sua origem divina Gl. 4:4,5; 2) Pela profundidade de seu alcance; 3) Pela sua penetração interna. A Cruz propicia integridade interna; 4) Pelo seu alcance externo.


O que deve acontecer quando nos aproximamos



da realidade da cruz?


Isaías responde esta pergunta no cap 53 do livro que leva o seu nome.


A cruz de Jesus deve produzir em nós auto revelação. A primeira coisa que Isaías diz que deve acontecer comigo e com você é que à medida que nos aproximamos da cruz, nos aproximamos de nós mesmos. A cruz de Jesus diz quem você é. Se você quiser saber quem realmente você é, olhe para a cruz de Jesus. Na cruz Deus me trata de tu, na cruz Deus me chama de você, na cruz Deus me vê como pessoa.


Na cruz aparece as nossas enfermidades (v.4). Aparece como eu sou doente , como você é doente. Aparecem as nossas taras, nossos desejos malignos e pensamentos malignos que nos tomam. Você quer saber porque é que Jesus foi à cruz? Foi à cruz por causa das nossas enfermidades, nossas taras, nossas patologias nossas deformidades de alma e de caráter.


Na cruz aparecem as nossas dores (v.4). Dores psicológicas, dores da lembrança, da memória. Aparecem as aflições da moça que tinha um pai bêbado, e que só se lembra daquele vulto maligno, de um homem que chega em casa quebrando tudo. Aparecem as nossas dores existenciais, o nosso vazio, a nossa angústia, a nossa morte.



Na cruz, diz a palavra de Deus, aparecem as nossas opiniões. Nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus oprimido. Isaias diz que nós olhávamos, mas nenhuma beleza havia n'Ele que nos


A cruz mostra que tipo de gosto é o nosso. Nós não gostamos da cruz. Às vezes encontramos homens bons que educam seus filhos dignamente, que trabalham, que tem moral, religião e dignidade. Quando são confrontados com a cruz, dão de mão à cruz. Não são capazes de bater no peito e dizer "eu sou um pecador", não capazes de dizer "Deus, tende piedade de mim". Entretanto vemos prostitutas, homossexuais, lésbicas, fiscais corruptos, vemos párias da nossa sociedade, pessoas indígnas, que, quando são confrontadas com a cruz, quedam-se, choram, admitem quem são, e pedem misericórdia. Agem assim porque a cruz diz quais são suas legítimas opiniões sobre Deus; a cruz diz do que é que você gosta, e do que não gosta .


Na cruz aparecem as nossas transgressões (v.5), nossa rebelião, aparece a maneira absolutamente dura e cáustica como temos vivido em oposição a Deus. Aparecem as nossas iniquidade, os nossos pecados deliberados, pensados, programados, locubrados, determinados, decididos e praticados conscientemente.


Na cruz aparecem as nossas alienações. No (v.6) diz que todos nós andávamos desgarrados, como ovelhas. Cada um de nós se desviava pelo caminho. A cruz mostra como nós temos andado longe de Deus, como temos estado indiferentes e alienados Dele.


Você quer saber quem é você? Olhe para cruz. Quer saber qual é o seu retrato, qual é a sua radiografia? Veja Jesus rasgado no madeiro. Você estava ali, eu estava ali. Quando eu me aproximo da cruz, eu me aproximo de mim mesmo.


A cruz é o evento mais cósmico da história. É o nervo exposto de Deus na história. É onde Deus sentiu dor, dor de toda história humana, incluindo eu e você.



Até o cosmo participou. O sol escureceu quando Jesus entregou o espírito. A terra tremeu, as rochas se fenderam, os sepulcros se abriram. O poeta que estava em Atenas, ao ver o sol escurecer disse: "Ou é a natureza que volta ao caos ou é o Senhor da criação que padece". Era o Senhor da criação que padecia, porque Jesus é o centro de toda história.


A cruz é a única alternativa de substituição

Isaías diz que ao nos aproximarmos da cruz nos aproximamos da única alternativa de substituição, justificação, paz e de saúde moral e espiritual.

Sobre substituição, diz a palavra de Deus que Ele tomou sobre si as nossas iniquidade, e Ele foi transpassado pelas nossas transgressões. O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos, e que, por causa da transgressão do povo, Ele foi ferido. Ele deu a sua alma como oferta pelo pecado. Jesus me substituiu. Eu morri com Cristo. Ele pagou o preço da minha divida. Eu estou absolutamente livre de toda a condenação, porque Ele pagou tudo. Tomou o meu lugar, tomou o seu lugar, tomou o lugar de quem é capaz de crêr.

A cruz é única alternativa de justificação


A palavra de Deus diz que na cruz Ele oferece a única alternativa de justificação. O versículo 11 diz que Jesus, com seu conhecimento, justificará a muitos. Conhecimento experimental, não teórico. Conhecimento porque sofreu a realidade dos meus e dos seus pecados. Na cruz existe a possibilidade da prostituta se tornar a mulher mais limpa de coração, do homossexual banido se tornar um homem digno, respeitável, para apresentar-se diante de Deus num juízo sem medo, sabendo que está limpo, e , justificado os seus pecados estarão absolutamente esquecidos.

A cruz de Jesus Cristo oferece justificação


Lutero esteve muito doente, muito enfermo. No seu delírio, Satanás apareceu a ele com uma lista enorme de pecados. O diabo começou a dizer: "Lutero tu fizeste isto, é verdade?" Ele disse: "é". Fizeste isso e isso, é verdade? "É". "Confirmas?" "Confirmo". "E isso aqui?" "Também, também , também".


O diabo estava sorridente dizendo: -- "Hoje eu o peguei". Lutero disse: - "Eu fiz tudo isso e muito mais". Tu só esqueceste de uma coisa, tu devias ter escrito com tinta vermelha atravessado em toda essa lista: "O sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado". Há justificação para todo aquele que nEle crê.


Na cruz Deus oferece paz.



A palavra de Deus diz com toda certeza que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Justificados pois mediante a fé , temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Paz em mim mesmo, consciência tranqüila, sem tormento do inferno na alma, paz profunda no coração. Finalmente Isaías diz que na cruz Deus nos oferece alternativa de saúde moral e espiritual pelas suas pisaduras nos fomos sarados.




A cruz nos aproxima de muitos irmãos


Isaías diz que ao nos aproximar da cruz , nós nos aproximamos de muitos irmãos. A Palavra de Deus diz que na cruz Jesus justificou a muitos e recebeu como a sua parte. O prêmio de Jesus foi uma multidão de pessoas. De forma que todos nós que nos aproximamos da cruz nos encontramos na cruz.

É por isso que não podemos separar a salvação da integração na Igreja de Cristo. Quando alguém crê em Jesus e se aproxima dele, se aproxima de muitos irmãos. Não há cristianismo isolado no Novo Testamento, quem creu se aproxima dos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário