quarta-feira, 28 de abril de 2010

Liderança no Reino

Texto Base: “Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria” (Rm 12:8).

Deus criou o ser humano e o capacitou para cuidar da sua criação. Ele deu ao homem o domínio sobre a natureza (Gn 1:28). E também lhe deu a ordem para se multiplicar e encher a terra com seus descendentes. Os filhos e os filhos dos filhos de Adão e Eva seriam capazes de cumprir o propósito para o qual foram criados. Nem todos fariam as mesmas coisas. Abel foi pastor de ovelhas, ao passo que Caim foi agricultor.
Todos nós somos capacitados com diferentes dons e talentos especiais para o desempenho de nossa missão como pessoas. Quando somos salvos e começamos a fazer parte do Reino de Deus, percebemos que temos também uma missão a cumprir. Temos uma carreira a percorrer (II Tm 4:7, Fp 3:14, Hb 12:1, Ap 2:10).

Liderança no Reino de Deus
Jesus nos mostra a sua absoluta liderança na igreja. Ele diz: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.” (Mt 23:8-9).
Todos são importantes no Reino de Deus. Todos nós somos iguais no Reino de Deus: somos “o seu povo, o rebanho do seu pastoreio” (Sl 100:3). Isto significa que somos “ovelhas” e que o nosso supremo pastor é Jesus Cristo. No rebanho existem as “ovelhas-guia”, elas são obedientes ao Pastor e levam no pescoço um “sininho” que vai soando à medida que elas caminham. As outras ovelhas vão seguindo a ovelha-guia, que, por sua vez, está seguindo o Pastor (I Co 4:16, 11:1, Ef 5:1, I Ts 1:6, Hb 6:12).
Deus mesmo é quem põe esse “sininho” no pescoço de certas ovelhas para que sejam “ovelhas-guia”, mostrando às outras companheiras a presença e orientação do Pastor. Esta escolha do Senhor traz grandes responsabilidades, pois são “vidas” que estão em cena (Tg 3:1). Ele escolhe uns para serem líderes (ovelhas-guia) segundo a sua vontade (Ef 4:11).

O Espírito Santo e o dom da liderança
É o Espírito Santo o doador dos dons espirituais. Ele nos capacita com diferentes dons para o exercício de nossa função no Corpo de Cristo, a Igreja (I Co 12:4-27; Ef 4:1-16). E Ele os distribui, segundo lhe apraz. Pois sabemos que cada dom é exercido para um fim proveitoso: para o crescimento equilibrado da Igreja, ou para o aperfeiçoamento do Corpo de Cristo (Ef 4:1-16, v. 15).
Entre os dons espirituais encontramos o de “liderança”. Veja o que Paulo nos ensina sobre os dons na sua lista da Carta aos Romanos (Rm 12:1-8):
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria” (Rm 12:4-8).

A responsabilidade dos líderes
A recomendação do apóstolo Paulo é que o líder seja diligente no que faz. Que seja cuidadoso em exercer o seu dom. Que faça o melhor que puder (com capricho e zelo), pois as ovelhas são do Senhor (At 20:28), foram compradas pelo precioso sangue de Jesus.
É preciso que o líder esteja “afinado com a vontade de Deus” para conduzir da maneira correta o rebanho (Tt 1:5-11). As mulheres também podem exercer liderança e ensinar às mais jovens (Tt 2:3-6). Paulo exorta Tito para que ele seja modelo para os jovens (Tt 2:7-8), e fala como os servos, ou os “escravos cristãos”, deveriam se comportar diante de seus senhores (Tt 2:9-14).
A liderança não envolve somente pastores, mas também os líderes de células, ou qualquer liderança na igreja do Senhor. Na família, por exemplo, os pais devem ser “modelos” para os filhos. Eles têm esse “sininho” em seu pescoço para mostrar o caminho para os seus filhos. No seu caminhar, estarão dando as coordenadas para seus filhos e sua descendência… Como é sério pensar nessa responsabilidade! Como você, querido irmão, tem exercido o seu ministério como “pai”? Como “ovelha-guia” de seus filhos?
O líder não pode errar, pois isto seria fatal para as ovelhas que o seguem. Por isso Jesus falou acerca dos escândalos: “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem” (Lc 17:1)!

Liderança e humildade
Jesus é o nosso modelo de vida (Hb 12:2). Ele cumpriu fielmente sua missão glorificando o Pai na terra (Jo 17:4). Ele não buscou a própria glória, mas exaltou o Pai e fez a sua vontade (Jo 4:34).
Ele nos ensinou a tomar sobre nós o seu jugo e aprender com Ele a mansidão e a humildade (Mt 11:28-30). Aprender a liderar sabiamente é aprender a depender do Senhor e a confiar em sua direção para nossas vidas. Isto é aprender a humildade.
O verdadeiro líder sabe que depende totalmente do Senhor. Como ovelha-guia do seu rebanho, o líder precisa discernir a voz de Jesus. Conhecê-la bem e obedecer sempre (Jo10:4). Esta obediência faz da humildade a mais importante virtude do crente. E somente através do exercício da humildade é que se pode encontrar o verdadeiro “descanso” para a alma (Mt 11:29).
Jesus lavou os pés dos discípulos na noite em que foi traído. Eram as suas últimas horas de comunhão com eles antes da cruz… Ele usou estes momentos finais para mostrar-lhes a sua grande tarefa: servir uns aos outros com amor e humildade (Jo 13:3-17). Esse momento descrito por João nos informa que: “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.” (Jo 13:3-4).
João nos mostra que Jesus tinha consciência que o Pai tinha colocado “todas as coisas em suas mãos”. Ele era o líder. Ele havia recebido do Pai tudo. Jesus poderia dizer que desejava ser servido. Que os discípulos deveriam lavar os seus pés, pois Ele era o Senhor deles e de todas as coisas. Entretanto Jesus mostrou que o maior é o que mais serve… Ele se cingiu com uma toalha e, como um “serviçal” ou um “simples escravo”, Ele lavou os pés sujos dos discípulos… Que tremendo exemplo de humildade! Que lição tremenda para tantos que almejam os primeiros lugares, mas não sabem servir… (Mc 10:35-45).

Para refletir:
Sobre seu chamado: Se você foi chamado para liderar uma célula, o que está esperando? Comece a se preparar para esta tão maravilhosa tarefa.
Se você já é um líder de célula, faça sua tarefa com esmero e diligência. O Senhor está avaliando a sua fidelidade, não se esqueça. E Ele não fica como devedor de ninguém, pelo contrário, reserva o seu galardão consigo para os fiéis.
Sobre a liderança no lar: Lembre-se que você deve ser modelo para os seus filhos. Para onde você os está conduzindo? Você tem glorificado o Senhor Jesus em seu lar?
Desafios para a semana: ore pelo líder de sua célula e pelos irmãos que lideram na igreja do Senhor. Ore pelos pastores da igreja e manifeste seu amor por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário