terça-feira, 13 de abril de 2010

Lágrimas

Mateus 5:4 “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;”

A afetividade é parte de nossa vida psíquica e para estudar o ser humano temos de considerar a importância dos afetos. Muitas vezes programamos uma forma de agir e quando nos deparamos com a situação fazemos tudo completamente diferente. Rita Durão em Caramuru, se expressa da seguinte maneira “Levanta as mãos, como ele levantava; / E vendo-o lagrimar, também chorava.” As emoções podem ser de raiva, nojo, medo, vergonha, desprezo, tristeza, alegria, empolgação, amor, paixão, atração e outras. Podem ser fortes, fracas, passageiras duradouras e podem mudar com o tempo, fazendo com que uma coisa que nunca nos emocionou passe a nos emocionar.

O Senhor Jesus proferiu em um dos mais conhecidos discursos de uma série de cinco, sobre a vida cristã, que tem como título “O sermão da Montanha”. Mostra um trecho especial para essa afetividade chamada choro, o choro que provoca lágrimas, como o engenheiro e oficial do Exercito Brasileiro Visconde de Taunay (romancista) escreveu “Lágrimas vindo do coração”.

As Lágrimas de Ana

A Bíblia nos conta a história de uma mulher chamada Ana que inconformada com sua esterilidade, não deixou de pedir e chorar, derramando suas lágrimas no altar, até o dia em que Deus a ouviu e deu-lhe um filho chamado Samuel, o qual veio ser um dos maiores profetas em Israel.

As mães têm um relacionamento singular com os filhos repletos de compreensão e de perdão, assim como de afeto. Nunca é cedo ou tarde demais para começar a ensinar seus filhos a viverem uma vida integra dentro da sociedade e para servir ao Senhor. Ana recebeu a benção de Deus e imediatamente entregou seu filho para Deus cuidar. A vida está sendo difícil pra todos, mas se entregarmos ao Senhor ele saberá o que é bom para cada um, pois ele tem cuidado de nós.

As Lágrimas de Jesus

Em uma das histórias mais conhecida da humanidade, ou seja a ressurreição de Lázaro, aquele amigo do Mestre, que ficou doente chamaram a Jesus, a doença complicou até que o grande amigo recebeu a triste notícia “Lázaro está morto”. Como em todas as outras vezes em que Jesus deparou com alguma circunstância crítica, não teve uma reação de afetividade que viesse trazer escândalo, pois ele sabia que o Pai estava com ele. Nossas reações afetivas nunca podem ser de desespero; devemos chorar, ver nossas lágrimas caírem pelo rosto, mas a nossa confiança tem de ser no Senhor que fez os céus e a Terra. Em João 11:4 Jesus responde sobre a enfermidade de Lázaro quando recebe a notícia “E Jesus, ouvindo isso, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” Foi necessário que Lázaro morresse para que Gloria de Deus fosse manifestada.

Quando Jesus chega no tumulo de Lázaro que já estava enterrado há quatro dias O Senhor é movido de uma emoção humana “Jesus Chorou” João 11:35 Jesus sabia que poderia ressuscitar Lázaro, Jesus foi solidária na tristeza e chorou a morte do amigo.

Naquela época “chorar o morto” significava chorar, copiosamente gritar até guincho, lamentado por pessoas que muitas vezes nem conheciam o morto. Quanto maior o lamento, maior o tributo que os judeus acreditavam estar oferecendo ao falecido.

As Nossas Lágrimas

Romanos 12:15 “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”. O Senhor nos ensina a ser solidário com os demais, isso não está existindo mais no meio da humanidade. Quando vemos o noticiario nos meios de comunicação, em que outrora ficávamos espantados hoje tudo se torna rotina. Crianças usando armas, matando uns aos outros. Os grandes conflitos entre polícia e bandidos parecendo com o Velho Oeste. Quando (isto é quando) vamos a um hospital e vemos aqueles moribundos. Ou porque não dizer, os que não tem comida, teto ou qualquer amor familiar. Está na hora de testar a nossa afetividade; derrame uma lágrima, peça a Deus pela humanidade. A Palavra de Deus diz que o mundo está indo a passos largo de encontro com o maligno. Chegou à hora da vitória. Não uma vitória isolada que depende só da minha pessoa e o resultado vem beneficiar somente aquele que pede. Vamos fazer uma grande corrente de oração derramando nossas lágrimas em prol deste mundo caótico, aos pés do Senhor, assim como fez Ana. Pode ser que os resultados não venham como nos queremos, mas

Nenhum comentário:

Postar um comentário