quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Exercício da Fé

Texto-Base: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,

e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11:1).

Problemas e manifestações do poder de Deus.

Deus dera sua ordem a Moisés para tirar o seu povo do Egito.

Ele deveria ir ao Faraó e pedir-lhe que deixasse Israel ir pelo caminho do deserto para adorá-lO, para celebrar “festa ao Senhor” (Ex 3:18;5:3).

É claro que essa festa iria durar toda a vida do povo de Israel.

Que nunca mais voltariam ao Egito. Que partiriam para uma nova vida e não mais seriam escravos.

Entretanto, quando Moisés foi ao Faraó, as coisas pioraram muito. A palha, que era fornecida ao povo para fazer os tijolos para o Egito, foi tirada e foi exigida a mesma produção de antes.

Os capatazes de Israel foram açoitados, e eles foram reclamar com Moisés (Ex

5:1-23).

Em nossa vida natural, estamos sujeitos às mesmas pressões que Moisés. Muitas vezes as coisas parecem piorar, mesmo depois do nosso encontro com Deus. A empresa ou o emprego, a família, os relacionamentos, tudo parece ruir diante de nossos olhos. O que fazer?

Como agir?

Devemos olhar para o exemplo do próprio Moisés: ele permaneceu firme na direção que Deus lhe mostrava (Ex 5:22).

A cada passo para a liberdade do povo, havia obstáculos gigantescos a ultrapassar… As dez

pragas foram enviadas ao Egito. Houve a celebração da Páscoa, com todos preparados para viagem. E saíram com grandes riquezas para celebrarem ao Senhor no deserto (Ex12:33-36).

E novos desafios os aguardavam no deserto… O Mar Vermelho se abriu (Ex 14). Da Rocha de Horebe jorrou água para dessedentar o povo.

As águas de Mara se tornaram doces. Deus enviou o maná dos céus, para manter a saúde e de seu povo. A nuvem da presença do Senhor fazia sombra durante o dia e tornava-se um clarão de fogo à noite, para aquecer e iluminar Israel.

A Palavra do Senhor nos declara: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará” (Sl 32:8-10).

Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4:13)

Toda a Escritura está recheada de histórias magníficas com a atuação do poder de Deus em favor dos que o buscam e Nele confiam. Nas guerras, encontramos Israel prevalecendo quando obedecia ao comando do Senhor. Na conquista de Jericó, Deus deu a estratégia fantástica para a vitória. Na luta contra os filisteus, Davi lutou com o gigante Golias usando o nome majestoso do Senhor. O rei Josafá teve uma brilhante vitória através apenas do louvor.

O apóstolo Paulo fala aos filipenses sobre as suas dificuldades em várias áreas, principalmente financeiras, e como ele resolvia essas questões. Ele ensinava com sua própria experiência: “já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fp 4:11-13).

O segredo da vida vitoriosa de Paulo estava em sua total dependência de Deus e como ele confiava na direção do Espírito Santo em sua vida. Muitas vezes, podemos pensar que a vida vitoriosa é a da fartura e do acúmulo de bens materiais. Mas isto não é verdade! Paulo nos fala nesse texto que ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer circunstância, tanto de fartura como de escassez.

A Fé em prática na vida cristã.Há um capítulo inteiro dedicado à fé, nas Escrituras. Ë Hebreus 11.

Ali temos a “galeria dos heróis da fé”. Homens e mulheres que não tiveram a sua vida por preciosa para si, mas que buscaram fazer a vontade de Deus e encontraram a verdadeira alegria na obediência ao Senhor.

Viveram momentos de incertezas, como Abraão, quando lhe foi pedido que sacrificasse o filho único, Isaque (Gn 22:16). Ele poderia questionar e duvidar do amor de Deus, mas preferiu confiar no Senhor, e isto lhe trouxe o nome de “pai da fé”.

Quando Davi teve de se fingir de “doido” para escapar do rei dos filisteus, pois ele estava na cidade de seus inimigos (I Sm 21:13-15)… E, ao se ver livre de Abimeleque, rei dos filisteus, Davi entoou o lindo cântico do Salmo 34. Como você se sentiria no lugar de Davi? O que faria depois do livramento de Deus? Entoaria tão lindo cântico?

A galeria dos heróis da fé inclui os três amigos de Daniel que foram lançados na fornalha de Nabucodonosor. Os guardas, que os conduziam ao martírio, morreram na entrada da fornalha, mas os três foram milagrosamente salvos. O quarto homem, “semelhante ao Filho dos deuses” estava com eles na fornalha. Era o próprio Jesus. E Ele nos promete estar sempre conosco, ao nosso lado, aleluia! Mesmo que sejamos lançados injustamente nas fornalhas da vida… Se o Senhor não nos livrar da fornalha dos inimigos, Ele certamente estará conosco na fornalha, aleluia!

A fé para crer no milagre de Deus (Mc 11:22-25)

No episódio da figueira que Jesus amaldiçoou, encontramos suas palavras de ânimo e de encorajamento ao uso da fé em nossas orações.

Ele disse a Pedro: “Tende fé em Deus; porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que

pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis” (Mc 11:22-24).

Precisamos exercitar a nossa fé. Precisamos crer e orar pedindo ao Senhor os seus milagres, quando necessitamos deles. Entretanto, o maior milagre que Deus quer operar é a transformação do nosso coração à semelhança do caráter de Cristo.

Cura das enfermidades, libertação, e bênçãos materiais, como também a solução para problemas difíceis e a abertura de portas para os seus filhos, tudo isto faz parte da existência humana e entra na lista das coisas que constituem a “nossa leve e momentânea tribulação, que produz eterno peso de glória” (II Co 4:17).

O mais importante não é apenas o uso da fé para ficar livre dos problemas, mas a fé para atravessar os vales da sombra e da morte. Para subir às alturas da comunhão com Deus, apesar dos obstáculos e limitações.

No contexto da figueira, Jesus ensinou que a oração da fé para ser ouvida e atendida por Deus tem alguns requisitos: “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” (Mc 11:25-26).

Reflexões sobre a fé:

Você tem experiências de fé para compartilhar com os irmãos da célula? …………………………………………………………..
Qual o maior milagre que Deus já operou em sua vida?

…………………………………………………………………….

Como aplicar a definição de fé no nosso dia a dia? (Hb11:1)…………………………………………………………………

Você acha que podemos tirar a expressão de Paulo: “tudo posso naquele que me fortalece”, do contexto em que se encontra na Carta aos Filipenses (Fp 4:11-13)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário