sexta-feira, 9 de abril de 2010

JAIRO O RELIGIOSO

MC 5:21, 24 – 35, 42.

PRIMEIRO É NECESSÁRIO CONHECERMOS UM POUCO DA INTRODUÇÃO: PARA SABERMOS QUEM ERA JAIRO SINAGOGA.

SINAGOGA; era o centro de educação religiosa e orientação espiritual do povo judeu, Entendemos que não havia judeu analfabeto. Há quem pense que Pedro era por causa de At.4:5, 13. Iletrado e inculto. Gr. Agrammatos (analfabeto) sem formação rabínica.
OBS: Também se transformava em tribunais para julgar e muitas vezes açoitar os culpados. O historiador Flávio Josefo, diz que também eram realizadas reuniões políticas.

SUA LIDERANÇA; era constituída por uma comissão de dez anciãos, tinham a tarefa de supervisionar e selecionar os encarregados das diversas atividades.

ASSISTENTE DA SINAGOGA; era chamado de HAZZAN, recebia um salário para cuidar dos utensílios da sinagoga, dava aulas para as crianças, fazia soar três toques de trombetas no sábado, era responsável pelos funerais e banquetes de luto.Quando a sinagoga era usada como tribunal e julgava alguém culpado, quem executava o castigo dos açoites era o HAZZAN.

CHEFE DA SINAGOGA; supervisor geral mantinha ordem nos cultos, escolhia quem faria leitura das escrituras ou dirigia o grupo de oração. Também convidava algumas pessoas para falar da palavra de DEUS na congregação.
1

O PERFIL DE JAIRO: vemos então que Jairo não era uma pessoa tão comum. Ele tinha o poder influencia, podia julgar e condenar uma pessoa que ele julgasse culpada. Na verdade ele podia fazer muitas coisas que o seu prestígio e autoridade religiosa lhe permitia, porém tudo isto não seria capaz de alterar o quadro clínico de sua filha que estava muito enferma a beira da morte.
A DECISÃO – versículo 22,23 Jairo toma a decisão mais importante de sua vida, e deixa pra trás toda religiosidade, importância, orgulho e se lança aos pés de Jesus num ato de humilhação. Talvez alguém ao vê-lo naquele momento deve ter pensado, quem diria o todo-poderoso Jairo se arrastando aos pés de um simples judeu.

A MÁ NOTÍCIA –O texto diz no ver. 35. “Falava ele ainda quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: tua filha já morreu; porque ainda incomodas o mestre?”

Comentário Pessoal: Eu estava orando a DEUS pedindo uma mensagem para pregar e na madrugada de dom. Passado 3:30h. Da manhã o Senhor me acorda e me faz ler este texto, não como alguém que lê a palavra no seu dia-a-dia, mas como um pai que ama seus filhos, o meu coração se quebranta diante do drama de Jairo, um homem que deixa pra trás toda religiosidade, orgulho, importância e se lança aos pés de Jesus num ato de humilhação. Mas eu entendo que não há ninguém que conheça melhor a dor humana do que o próprio Senhor Jesus.

JESUS SABIA: Que as palavras ditam pelos irmãos da sinagoga de Jairo estava dizendo era; chega! Não se pode fazer mais nada, acabou tudo, desiste, cai n a real, não Precisa se humilhar, porque incomodar Jesus se ele não pode fazer mais nada por você!
2
OS QUE VIERAM TRAZER A NOTÍCIA: eram os mesmos que choravam na casa de Jairo no ver. 38 e quando Jesus no ver. 39. Diz que a menina não estava morta, mas, dormia. Eles foram os primeiros a rirem debochando de Jesus no ver. 40.
O pastor Jacó falou no sítio; chorar c/ os que choram é fácil difícil é sorrir c/ os que sorriem.

TESTEMUNHO; A cura do pai de um irmão.

OBS: É por isto que muitas igrejas estão cheias dos profetas do caos. Eles pensam que tem a última palavra..

JESUS AO VER A TRISTEZA DE JAIRO PODERIA TER DADO A ELE ESTES CONSELHOS:

1º. Chama esta pessoa em particular e dá uma lição de moral nela...
2º. Evita esta pessoa, finge que ela não existe...
3º. Pra você não ter que ouvir isto de novo procura outra sinagoga...

OBS; TALVEZ SE FOSSE UM DE NÓS TERÍAMOS DADO ESTES TIPOS DE CONSELHOS PARA JAIRO.
3

AS PALAVRAS DE JESUS PARA JAIRO ERAM DIFERENTES, POIS ELAS MUDARIAM SUA VIDA E DE TODA SUA FAMÍLIA.

A PRIMEIRA PALAVRA. No ver. 36 p/b. Não temas. .Esta palavra quer dizer no grego-phobos (pânico, medo, susto.).O que Jesus estava dizendo para Jairo é... Não se apavore quando tudo Parece perdido, não se detenha diante do medo, não deixe os pessimistas causarem pânico no seu coração, não permita que os profetas do caos sufoquem sua fé.

TESTEMUNHO: As palavras pessimistas que minha mãe ouvia.

A SEGUNDA PALAVRA. No ver. 36 p/b. Crê somente. Gr. Pisteuõ (confiar). Mas a palavra que dá mais sentido a este texto é Ãman, no Heb.
(firmar, resistir, ser fiel, verdadeiro, ter convicção e acreditar). Era exatamente isto que Jesus queria que Jairo fizesse.

TESTEMUNHO: Pr. Marcos e seu filho Samir

A TERCEIRA PALAVRA. VER. 41. Foi para adolescente filha de Jairo de doze anos que acabara de morrer. Texto mostra que ele a toma pela mão e diz; talitá cumi! Que quer dizer: menina, eu te mando, levanta-te!

OBS: o que é importante saber neste texto é que a palavra “talitá” no idioma aramaico a língua que Jesus e os discípulos mais usava, significa; cordeirinha eu te mando, levanta-te.

18 comentários:

  1. eu estou pra pregar, amanha neste mesmo tema sobre jairo, sei q minha mensagem não sera como a a sua mas, aprende um pouco com vc,,,, continue pregando pois vc é bençao de Deus. micheline

    ResponderExcluir
  2. ótimo comentário, gostei da explicação. palmas.......

    ResponderExcluir
  3. Linda explanação que Deus continue vá revelar seus mistério.

    ResponderExcluir
  4. verdade obreiro, se parássemos quando aqueles que gostam de trazer más notícias, pra nós,enquanto estamos aos pés de Jesus...
    Perderíamos por certo o melhor momento de alegria que só Ele pode nos dar.

    Vamos ouvir as palavras de Jesus ...Não temas.

    ResponderExcluir
  5. Benção. Que o nome do Senhor seja glorificado.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom gostei, otima explicação da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  7. ASSISTINDO A SÉRIE JESUS DA RECORD,TEM UMA PERSONAGEM CHAMADA SHAYA QUE TEM UMA DIVERGÊNCIA COM O JAIRO E ENCONTRANDO-O NA RUA FALA DO SEU SUPOSTO SEGREDO COM A SUA FILHA. AFINAL, ESSA FILHA É UM SEGREDO? PQ O QUE ENTENDE-SE QUE A MENINA NÃO É FILHA DA SUA ATUAL ESPOSA,

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da pregação edificou minha vida, não importa os que as pessoas falam somente crê no senhor Jesus que ele faz o milagre na sua vida sua família. Deus abençoe sua vida irmão obrigado pelas palavras

    ResponderExcluir
  9. Foi forte pastor aí Jairo intendeu que sem Jesus nada podemos fazer o poder de tudo está com Jesus

    ResponderExcluir