sexta-feira, 9 de abril de 2010

DEUS NÃO FAZ POUPANÇA

“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas?” Romanos 8.32

Desde os tempos mais remotos a raça humana tenta “agradar aos deuses”, para que tudo lhe vá bem; que sua colheita seja abundante, que seus inimigos sejam derrotados, que sua família prospere, que a vida seja longa e boa...

Infelizmente este sentimento religioso primitivo penetrou no subconsciente dos cristãos modernos. Muitos realmente acreditam que precisam fazer “correntes”, “sacrifícios”, cerimônias especiais, penitências, votos ou promessas, para arrancar das mãos de Deus as bênçãos que tentam desejam.

Por mais que eu respeite estas expressões de fé do meu próximo, vejo-me na obrigação de lhe dar uma excelente notícia: nada disso é necessário!

O trecho bíblico acima afirma esta verdade e baseia-se numa lógica comparativa muito interessante: Se Deus já nos deu o que tinha de maior valor, também nos dará as coisas de menor valor.
Podemos resumir este ensino com esta frase:

DEUS NÃO FAZ POUPANÇA!

Analisemos o verso:
1. SE DEUS NOS DEU O QUE TINHA DE MAIS PRECIOSO...
“Aquele que não poupou a seu próprio Filho..."
Adão e Eva foram expulsos do paraíso. Dentre tudo de bom que perderam, o que mais pesou foi terem perdido aquela doce intimidade que tinham com Deus.
Assim como os salmões, que no fim de suas vidas voltam para morrer nos rios onde nasceram, o ser humano deseja ardentemente voltar a Deus – mas, não consegue devido à sua condição pecaminosa.
Caso o Criador desejasse ter o homem ao seu lado novamente, teria que resgatá-lo pessoalmente. E foi isso mesmo que Ele fez. Ele enviou Seu Filho ao mundo, em forma humana, para nos resgatar. Foi vida por vida. Ele entregou a vida de Seu Filho Jesus naquela horrível cruz, para que nós vivêssemos para Deus.

De tudo que havia de mais precioso no céu, Deus escolheu seu maior valor, isto é, Seu próprio Filho, e o entregou por nós. Ele não poupou a seu próprio Filho.
DEUS NÃO FAZ POUPANÇA!

2. TAMBÉM DARÁ JUNTAMENTE COM ELE TODAS AS COISAS...
"... nos dará, juntamente com ele... todas as coisas".
O Apóstolo Paulo faz uma pergunta inquietante: Se Deus nos deu o que tinha de mais precioso (Seu Filho), como não nos dará, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas?
A Bíblia sempre nos ensina que pessoas são infinitamente mais valiosas que coisas. Jesus, o Filho de Deus, é muito mais valioso que todas as coisas que existem, muito mais valioso que todo o universo junto.
Se Deus nos deu Seu próprio FILHO, iria nos negar COISAS? Aquele que não poupou a vida do Seu próprio Filho, pouparia coisas?
Quem que abre o coração e convida Jesus para entrar em sua vida, ganha não somente esta grandiosa salvação, mas, “... juntamente com Cristo” receberá das mãos de Deus “... todas as coisas”.
Por isso podemos dizer: DEUS NÃO FAZ POUPANÇA!

3. E, NOS DARÁ TODAS AS COISAS GRATUITAMENTE
"... nos dará... gratuitamente todas as coisas".
Sei que parece esquisito dizer: “... deu de graça”, pois, quem verdadeiramente dá alguma coisa, dá de graça.
Apesar desta aparente redundância, mas prevendo que o homem poderia incorrer em certos erros, Deus registrou em Sua Palavra que as coisas que Ele dá, Ele dá “... gratuitamente”.
Isto significa que Deus não faz barganha com o homem.
Se você já abriu seu coração para Jesus, se já creu Nele para sua salvação, não precisa ficar preocupado, pois, no devido tempo, receberá das mãos de Deus “... todas as coisas – gratuitamente”.
Por isso eu disse no começo que não é preciso fazer “sacrifícios”, “correntes”, cerimônias, penitências, votos ou promessas.
Dedique suas forças e esforços noutra direção. Ao invés de ficar gastando horas e lágrimas tentando arrancar das mãos de Deus as coisas que você precisa, dedique-se a ajudar o próximo, a visitar os enfermos, a confortar os que sofrem, a evangelizar, enfim, a expandir o reino de Deus através do amor.
Creia na Palavra de Deus, pois Ele nunca mente. E a Bíblia diz:
DEUS NÃO FAZ POUPANÇA!

Recapitulando:
- Se Deus nos deu o que tinha de mais precioso (Jesus)...
- Também nos dará juntamente com Ele todas as coisas...
- E, nos dará todas as coisas gratuitamente, pois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário