sexta-feira, 9 de abril de 2010

O CORAÇÃO DO REI ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS

O Brasil não é mais governado por príncipes e reis, contudo, em cada canto da nossa vida, seja no lar, na escola, na igreja, na empresa, na comunidade, nos tribunais, etc., sempre haverá alguém com o poder de decisão sobre assuntos que nos interessam e que nos afetam de alguma forma. São os “reis” daquela situação ou daquele contexto.

Para eles, muitas vezes não faz a menor diferença dizer um “sim” ou um “não”, mas, para nós, certamente o faz.

Assim como a maioria dos reis da antiguidade, muitas destas pessoas não têm critérios bem definidos e suas decisões dependem muito mais do seu estado de humor e das suas preferências do que do seu senso de justiça. Por isso nos sentimos tão inseguros quando dependemos delas, pois não temos a mínima idéia de como o assunto será resolvido.

Por outro lado, sempre queremos que as decisões sejam favoráveis a nós, pois, somos egoístas.
Como encontrar o equilíbrio nestas situações? Como não perder a paz interior e não ficar estressado? Como não sair machucado, humilhado e frustrado?
Algumas pessoas acreditam em sua capacidade de manipular a situação ou as pessoas envolvidas; outras, acreditam em sorte, em destino ou em coincidências; outras, ainda, simplesmente se conformam com tudo; mas, há aqueles que reconhecem a soberania de Deus sobre tudo e sobre todos e, por isso, conseguem viver em paz!

O mundo não é justo. Nunca houve verdadeira justiça sobre a face da Terra, e, creio eu, nunca haverá. Mas, podemos caminhar sem medo, se colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, conscientes que de fato é Ele quem está no comando do universo.
O verso abaixo, extraído do Livro de Provérbios, nos ensina sobre a Soberania de Deus. Se interiorizarmos este ensino, encontraremos paz e tranqüilidade:

“Como ribeiros de águas,
assim é o coração do rei na mão do Senhor;
este, segundo o seu querer, o inclina”.
(Provérbios 21.1)
Para facilitar a memorização, podemos resumir este verso da seguinte maneira:

O CORAÇÃO DO REI
ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS!

Este assunto,a Soberania de Deus, é bastante interessante, porém um pouquinho difícil decompreender, mas, se o dividirmos em duas partes fica mais fácil. Vamos dividí-lo assim:
- 1a Parte: A Soberania de Deus.
- 2a Parte: Uma atitude coerente face à Soberania de Deus.

1a PARTE: A SOBERANIA DE DEUS
Este ensino de Provérbios sobre a Soberania de Deus tem os seguintes elementos:
1. Todo Homem Tem Um Coração
A queda do homem em pecado afetou-o profundamente, mas não o incapacitou completamente às faculdades humanas, como pensar, amar, agir com justiça, entre outras. Poderíamos comparar a condição do homem à de um veículo que capotou e “teve perda total”, mas dispensou o guincho, pois, ainda que precariamente, estava em condições de ir sozinho até o pátio onde será desmanchado.

Esta é a condição humana atual e compreendê-la é extremamente importante para a compreensão da Soberania de Deus.

Quando a Bíblia fala em coração, aqui neste texto, não está se referindo àquele órgão que bombeia sangue para o nosso corpo. Está se referindo ao centro das emoções, à sede da vida intelectual e da vontade, à natureza íntima do ser.
Todo homem tem um coração. Corrompido, é verdade, mas tem. Pode ser um coração de pedra – mas, é um coração! Pode ser um coração insensível – mas, ainda assim é um coração.
Com o devido incentivo, cada pessoa é capaz de agir corretamente, ainda que uma única vez em toda a sua vida.
2. Deus Está no Controle
A Bíblia afirma que “nenhuma folha cai das árvores, nenhum fio de cabelo se desprende de uma cabeça, sem que Deus o saiba”. Isto é controle total, absoluto. Ao contrário do que alguns pensam, Deus não abandonou sua criação à própria sorte. Antes, a sustenta e dirige todas as coisas.

Não só o coração do rei está nas mãos de Deus, mas, também todo o universo e todos os eventos cósmicos, sociais, políticos, psicológicos, espirituais, enfim... Tudo! Ele é Deus. Esta tarefa pode parecer gigantesca demais aos nossos olhos mortais, mas Deus tira isso de letra, pois, "para Deus, tudo é possível”.

A compreensão e a firme convicção desta verdade também são essenciais para compreendermos a Soberania de Deus.

3. Deus Inclina os Corações
Nas discussões sobre a Soberania de Deus sempre surge uma questão importante: o Livre Arbítrio. Afinal, se Deus está no controle de todas as coisas, então o homem não tem liberdade de escolha coisa nenhuma!
Bem, a Bíblia afirma ambas as coisas. Isto significa que a Soberania de Deus e o Livre Arbítrio são duas verdades co-existentes, que não se excluem mutuamente.

Deus dirige tudo? Sim!
O homem tem liberdade de escolha? Sim!
Como conciliar estas duas verdades aparentemente conflitantes? Como Deus consegue estar no controle, sem desrespeitar a vontade humana? O verso de Provérbios nos responde: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”.
Dificilmente iremos encontrar na natureza um rio que corre em linha reta. O mais comum é os vermos traçando curvas e mais curvas. Isto acontece porque a água sempre procura o caminho mais fácil. Em sua descida, ao encontrar uma pedra, um tronco ou um desnível, imediatamente ela muda de direção, ora para a esquerda, ora para a direita.
É assim que Ele faz! Quando alguém está preste a tomar decisões que vão contra Seus planos, Deus, através de meios legítimos e santos, literalmente toma o coração do “rei” em Suas mãos e o inclina segundo o Seu querer.

Ele não vai contra a vontade da pessoa; Ele muda tal vontade, para o bem desta pessoa e de todos os demais envolvidos. Ele age como aquele pai amoroso que tem consciência de que não adianta proibir um filho de fazer uma loucura, mas sabe que, com alguns bons argumentos e uma boa conversa, conseguirá fazer com que ele tome a decisão certa.

Deus é capaz de incentivar o coração do rei a agir segundo o Seu querer.

2a PARTE: UMA ATITUDE COERENTE FACE À SOBERANIA DE DEUS
1. Confie na Soberania de Deus
Neste exato momento de sua vida, você está na dependência de alguém para algum assunto importante? Não há motivos para ficar preocupado. Não confie nem desconfie da pessoa que vai tomar a decisão. Por mais duro que seja o coração do “rei” desta situação, Deus é capaz de incentivá-lo a agir corretamente. Confie em Deus, de todo o seu coração, pois é Ele quem está no comando!

2. Seja Humilde
Este verso do Livro de Provérbio diz que Deus inclina o coração do rei segundo o Seu querer, isto é, segundo o querer de Deus. Isto significa que a decisão que o “rei” tomar será aquele que Deus planejou para esta situação.

Não fique frustrado nem revoltado se a decisão tomada não for aquela que você esperava. Lembre-se que somos egoístas e sempre iremos querer que as decisões nos sejam favoráveis. Mas, lembre-se também, que Deus planejou o melhor para todo nós.

3. Entregue Tudo nas Mãos de Deus e Viva em Paz
Esposa, não adianta ficar brigando com seu marido, tentando impor a sua vontade sobre a dele. Deposite o assunto aos pés de Jesus e peça para Deus tomar o coração do “rei” em Suas mãos. Marido, o mesmo vale para você.
Filhos, não queiram forçar a barra pra cima de seus pais. Antes de pedir ao pai ou à mãe, peça primeiro a Deus e aceita em paz a decisão que seus pais tomarem.
Pais, não queiram dominar seus filhos. Coloque-os nas mãos de Deus e confie que Ele fará o melhor, da melhor maneira possível.
Empregado, não adianta arrancar à força uma decisão de seus patrões. Você verá que quando Deus age as coisas fluem naturalmente, como um rio que virou à esquerda porque encontrou uma pedra em seu caminho.
Amigo, não adianta brigar com seu vizinho. Ele só mudará suas atitudes quando tiver vontade de mudar, portanto, entregue seu vizinho a Deus, que tem o poder para incentivá-lo a agir corretamente com você.
Vendedor, não queira empurrar sua mercadoria goela abaixo. Entregue o coração dos seus clientes nas mãos de Deus, pois “o coração do rei está nas mãos de Deus”.

Pode ser muito frustrante ficar tentando mudar à força as pessoas ou as circunstâncias. As coisas mudam de fato quando a vontade humana muda. Tudo é infinitamente melhor, mais agradável e mais produtivo quando flui naturalmente.
Confiemos em Deus, pois é Ele quem está comando! Ele tem o poder e a habilidade para inclinar os rios e os corações para o lado que julgar melhor.
A cada situação, a cada decisão, elevemos nossos pensamentos ao Pai e oremos:
“Pai, eu creio em Tua Palavra quando diz que ‘o coração do rei está nas mãos de Deus’. Creio que Tu estás no comando de tudo. Confio em Ti! Coloco mais esta questão em Tuas mãos e aceito com humildade o que vier, pois eu sei que, apesar da decisão ser tomada por homens, será a Tua vontade que estará sendo apresentada a mim. Em nome de Jesus, amém!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário