sexta-feira, 9 de abril de 2010

AUTORIDADE ESPIRITUAL

AUTORIDADE ESPIRITUALVersículo-chave; “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”. (Rm 13:1).

A compreensão de “Autoridade Espiritual” é o alicerce básico para o ministério. Tanto quanto a “Unção”, a autoridade é recebida diretamente do Senhor. Ela é essencial para efetivar o ministério. Precisamos dela para realizar a vontade de Deus no ministério, e nunca devemos misturá-la com a nossa própria vontade, que é carnal.

A presença da Autoridade Espiritual é essencial para que o “corpo de Cristo” possa operar com sucesso.- Não existe “Venha a nós o vosso reino, assim na terra como no céu”. Sem ela.- Ex 2:14- “O qual disse: Quem tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto”. (Moisés e o egípcio), operando em sua própria autoridade ou vontade.

DEFINIÇÃO DE AUTORIDADE ESPIRITUAL-Autoridade – Quer dizer: Direito de governar, ordenar, tomar decisões e agir sobre as decisões tomadas. O direito de exercer poder. Jurisdição legal. “Autoridade”, no grego é traduzida “Poder”, como, por exemplo, em:João 1:12- “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Mt 9:6- “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados ( disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”.Lc 10:19- “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”.João 17:2- “Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste”. João 19:10-11- “Disse-lhe, pois, Pilatos: Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem”. II Co 10:8 – “Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei”2-

Nós sabemos também que Deus tem “Poder, que no grego é “dunamis”- literalmente – FORÇA- HABILIDADE. O melhor sentido dessa palavra está em Atos 1:8- “Mas recebereis PODER ao descer sobre vós o Espírito Santo; e ser-me-eis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Onde o Espírito Santo é prometido para dar “PODER” à Igreja.3- A diferença entre os dois termos é melhor entendido desta maneira:a) A autoridade de Deus representa a Sua Pessoa; Ele mesmo.b) O poder de Deus representa os feitos ou atos D’Ele.4- Uma coisa é pecar contra os feitos ( as obras) de Deus; mas é muito pior se rebelar contra a autoridade D’Ele.Em Sl 103-7- “Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel”.

Manifestou os SEUS CAMINHOS a Moisés e os SEUS FEITOS aos filhos de Israel.O ÚNICO meio para realizar isso é receber conhecimento por meio da “REVELAÇÃO”.Quando o conhecimento por revelação for recebido, ele afetará totalmente sua vida e seu serviço no reino de Deus. Só Deus tem TODA autoridade:Rm 13:1- “TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não foram ordenadas por Deus”.Sl 115:3- “Mas o nosso Deus está nos Céus; fez tudo o que lhe agradou”. A Autoridade de Deus é chamada “Autoridade direta. Para realizar a Sua Vontade, Deus delega a autoridade aos homens”.Amós 3:7- “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”. Deus deu toda autoridade para Seu Filho e consequentemente aos seus filhos.Jo 1:12- “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Mas para realizar a obra de Deus, Ele também concede seu “Poder”aos homens através do Espírito Santo e Seus dons.Ef 4:11- “E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Dois tipos de Autoridade:a) A Autoridade Direta, o Senhorio de Jesus em sua vida.b)

A Autoridade Delegada, espiritual- pastores- discipuladores,Secular: Policiais- professores, etc5- Observe dois princípios que operam NESSE Mundo:DEUS É SOBERANO – Ele tem toda “AUTORIDADE”SATANÁS é autor de toda REBELIÃO.O lado negativo de autoridade é REBELIÃO. Em Isaías 14 e Ezequiel 28, conta a historia da Auto-exaltação e a queda do diabo.a) Em Isaías 14:12-21 – ele violou a Autoridade de Deus.b) Em Ezequiel 28:11-19, ele violou a Santidade de Deus.Coisas terríveis são pecar contra a Santidade de Deus; mas pior é violar a autoridade de Deus ( Rebelião no coração, que vem primeiro,e, é pior).

É possível viver para Jesus em sua conduta e doutrina, aparentando uma vida de santidade e ao mesmo tempo, ter no íntimo princípios diabólicos ( Rebelião no coração). Ex,. Judas Escariotes., Ananias e Safira.Observe o modelo de oração de Jesus em Mt 6:13:a) “Não nos deixes cair em tentação”- (A Obra do diabo)b) “Mas livra-nos do mal”.( O próprio caráter do diabo).c) “Pois teu é o reino, o poder e a glória”- ( autoridade de Deus).6- O Diabo não tem tanto medo de nossas pregações do evangelho, quanto ele tem da nossa OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE.a) O nosso alvo é ganhar vidas para o Senhor, ou seja, levá-las a serem submissas à autoridade de Jesus Cristo. Porém não podemos fazer isso enquanto nós mesmos não estivermos submetidos.b)

A verdade é que não podemos exercer autoridade sobre o diabo enquanto não conhecermos a autoridade de Deus e nos submetermos a ela.Se realmente quisermos servir a Deus, devemos ACEITAR e nos SUBMETER à AUTORIDADE D’Ele.Compreendendo a Obediência:I Sm 24: 4-6 “Então os homens de Davi lhe disseram: eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor”.I Sm 26:7 “Foram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava fincada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo deitavam-se ao redor dele”.I Sm 12:2 “Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje”.II Sm 1:14 “E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor?”Davi não entraria em rebelião para ganhar o trono, (mesmo tendo o direito, sendo chamado e ungido para essa posição). Saul era o rei oficial de Israel. Saul falhou na sua primeira tarefa (Obediência). a) Deus tinha profetizado que Amaleque seria destruído e a Saul, seu primeiro rei , foi dado esse trabalho. Essa foi a vontade de Deus para Saul.b) Saul usou a razão e racionalizou entre o bem e o mal. Ele não destruiu totalmente Amanleque.c) Ele resistiu à autoridade e entrou em rebelião.

Obediência transcende nosso trabalho. Se Davi ganhasse o trono pela rebelião se tornaria tão inútil quanto Saul.Consagração a Deus não dá lugar ao pecado de rebelião! Exemplos: Líderes, membros causando problemas e divisão e usando o nome do Senhor. Mesmo quando Davi cortou as vestes de Saul, ele sentiu um ponto de rebelião em seu coração. A percepção espiritual de Davi era muito sensível.Não só o homicídio é condenado no Novo Testamento, mas também o falar injuriosamente de seu irmão, não só o adultério, mas o olhar com pensamentos de adultério. Se você é indelicado, atrevido ou arrogante isso também significa “cortar as vestes”. Até a resistência interior é rebelião. Davi chamou Saul “o Ungido do Senhor”:a) Sujeição à autoridade não é ser sujeito a uma pessoa, mas à sua unção, a seu oficio. b) O remover de toda rebelião

PRINCÍPIO: Você precisa ser submisso à autoridade (continuamente) antes de ser permitido a você exercer autoridade. Jesus é o nosso exemplo perfeito de submissão à autoridade: Fl 2.5-11: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento de houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de Cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Hb 5.7-9: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu obediência, por aquilo que padeceu e, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;”A divindade: Pai e filho são iguais em poder e posse, e são diferentes só em pessoa. Um dos propósitos de Jesus ter vindo em carne é: a) Demonstrar perfeitamente o assunto da verdadeira autoridade e submissão. Deus pai Jesus, o filho(Autoridade) (Obediência) Assim como Cristo e sua IgrejaA chave para submissão à autoridade é: Humildade Estar cheio de Jesus é estar cheio de obediência e Humildade (Fl 2.5-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário