sexta-feira, 9 de abril de 2010

ELE TE CHAMA

Texto.Mc.10:49 parte final

Intr. A Bíblia é o livro que nos traz felicidade e paz, porque é a boa noticia de Deus. A Boa noticia chegou em Jericó e Bartimeu recebeu a saúde para o corpo e para a alma. Procuremos entender e receber as preciosas lições deste maravilhoso milagre..

1. JESUS EM JERICÓ v.46 “ E saindo ele de Jericó1.1 Uma breve historia de JericóJericó nos tempos antigos era conhecida como a cidade das palmeiras(Dt.34:3). Era habitada por homens incrédulos(Hb.11:31); foi conquistada por fé(Hb.11:30). Jericó é símbolo do mundo perdido e condenado(IJo.5:19). Jericó aparece na Bíblia como o Lugar onde o Senhor Deus operou milagres. Por exemplo:Js.6:20 As muralhas de Jericó caíram.IRs.2:4 Elias foi arrebatado ente o Rio Jordão e Jericó.Lc.19 Jesus salvos Zaqueu.Mc.10:46 Jesus curou Bartimeu.Jericó significa: Batalha pesada.1.2 Jericó nunca foi esquecida por Deus..Não há Jericó que Deus não passe. Que não fique sem a marca de Deus. Que não possa ser conquistada e transformada por Deus.

2. JESUS EM JERICÓ ONDE MORA BARTIMEU V.46 “Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho.2.1 Jesus entrou em Jericó para um propósito santo.Não estava só de passagem, Não estava passeando, até porque dificilmente alguém passava por ali.2.2 Jesus estava saindo de Jericó, foi neste momento que ele conheceu Bartimeu.. Pela sua manifestação.2.3 Quem era Bartimeu?Tinha um nome – Bartimeu, porém quem se importava; Tinha uma falta – de visão pois era cego; Tinha um pai – Timeu, porém ausente; Tinha um estado – só vivia sentado; Tinha condição – era pobre; Tinha uma posse – uma capa; Tinha uma morada: Jericó, o lugar da batalha pesada. Talvez você se pergunte: Tudo bem, Jesus chegou em Jericó e encontrou Bartimeu, mas o que isto tem haver com a minha vida?Uma das lições do texto para tua vida hoje, não vem da parte de Jesus e sim da parte do cego Bartimeu. Deus nesta hora nos traz três preciosas lições deste magnífico milagre.

3. APRENDENDO COM O CEGO v.47 ouvindo que era Jesus. 3.1 Aprendendo a valorizar as oportunidades. Jesus estava passando por ali; porque desperdiçar tamanha oportunidade.
Muitos desperdiçam um culto, e nunca mais tem outra chance. Deus é o Deus das oportunidade. Estes aproveitaram as oportunidades....: Ladrão ao lado de Jesus; Salomão pedindo sabedoria; Davi se arrependendo; Pedro se convertendo e etc...

Estes não aproveitaram as oportunidades....Esaú para com a primogenitura; Judas Escariotes, ao deixar Satanás encher seu coração na hora da ultima ceia; O Jovem rico.

3.2 Aprendendo a estabelecer prioridades. Não era seu pai, os discípulos ou a multidão, Bartimeu ouviu que era aquele que Natanael duvidou (Jo.1:46); Jesus de Nazaré. Bartimeu fez uma suplica que na eternidade Deus se alegrou. JESUS- Discerne o presente – Jesus que é o mesmo.

Hb.13:8 FILHO DE DAVI- Recordou o passado – Jesus e a sua linhagem, se identificando c/ a humanidade.TEM MISERICORDIA DE MIM- Desvendou o futuro – Jesus eternamente misericordioso..Bartimeu pediu o melhor que devia – A Misericórdia de Cristo. Bartimeu pensou em sua maior necessidadeQue eu tenha vista. Bartimeu esqueceu a sua vida velha – E seguiu Jesus.Isto é Mt.6:33!3.2 Aprendendo a desenvolver a fé. . Ele teve fé para gritar – Muitos não tem.. Ele teve fé para caminhar – Muitos nunca saem do lugar.. Ele teve fé para pedir – Muitos só esperam, nunca pede.. Ele teve fé para receber – o resultado de pedir.CONCLUSÃO: Tenha bom animo, levanta-se, pois Ele te chama, para uma nova vida ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário