sexta-feira, 9 de abril de 2010

O MISTÉRIO DAS ÁGUAS AMARGAS

Texto. Ex.15:23 “E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara”.

Intr. O povo hebreu foi tirado com mão forte do Deus de Israel do jugo da servidão de Faraó, sob a liderança de Moisés, começa uma caminhada pelo deserto. Num dos episódios mais lembrados na Bíblia: a travessia do mar vermelho, Deus se mostra com o seu povo. Jubilo, cânticos e celebrações saem dos corações do povo, a jornada continua, rumo a Canaã, no caminho encontram as águas amargas de Mara, o jubilo, os cânticos, as celebrações desaparecem e entra em cena o pecado da murmuração.

1. PASSANDO POR MARA-Foi inevitável a passagem do povo ali, Deus poderia poupa-los deste caminho, mas, era necessário passarem por Mara.1.1 Haveremos de passar por Mara : Os primeiros provaram que as águas eram amarguas, todos estavam com sede. Existem algumas coisas que temos urgência em nos saciar, mas, na hora que achamos que é o momento “as águas são amargas”. Qual era a intenção de Deus com isso? Poderiam dizer. A prova que Deus dá é suportável; Ele não tem intenção de humilharmos. ICo.10:131.2 Deus está nos moldando: Esta jornada rumo ao céu, requer luta, e não é fácil(Mt.11:12). Deus provou o povo até entrar em Canaã, muitos não entraram pela dureza do coração, e aonde começa o oleiro mexer no barro é no coração. Diante de Mara, o coração do povo endureceu. Se Deus quer moer-nos em sua vontade, iremos passar por Mara. Quantos não passaram por Mara? José do Egito; João em Patmos; Estevão em praça; etc... Ficaríamos preocupados se quem nos estivesse moldando fosse o mundo(Rm.12:2).

2. ATITUDES DIANTE DE MARAI-Co.10:11 “Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”2.1 Não murmurar. “ e o povo murmurou...”O povo murmurou contra Moises. Moisés era o profeta de Deus, o povo estava não só murmurando de Moisés, mas de Deus.(Nm.14:27). Em vez de murmurar ore, espere, aprenda uma lição. Pela murmuração muitos não entraram em Canaã.(Hb.3:12); muitos não entrarão no céu.(Jo.3:36). Fujamos do pecado da murmuração! IPe.4:9 “...sem murmuração”.ICo.10:10 “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor”.2.2 Não por limites para Deus agir. “que havemos de beber”Limites para o Deus que criou os céus e a terra? Formou o homem do pó da terra? Não há limites para Deus. “Mas a Deus tudo é possível”. Seu nome é EL-SHADAY. Ex. da mulher samaritana(Jo.4)- “o poço é fundo e não tens com o que tirar água”, disse Jesus “SE TU SOUBESSES...”.2.3 Esperar Deus responder. “mostrou-me um lenho”.O lenho Deus mostrou, agora cabia a Moisés lança-lo ás águas. Jesus já esteve sobre o amargo madeiro que o fez de maldito, cabe a nós crermos em seu sangue derramado na cruz.Na cruz toda a amargura da alma é tirada. O desgosto de alguém pela vida, é substituído pela doce glória da cruz de Cristo.Na cruz converge a atenção de toda a humanidade, a fonte para o milagre está na vitória total de Cristo: está consumado.3. APRENDENDO EM MARA.3.1 Ter maturidade: É um período de amadurecimento e isto requer tempo.*Tg.1:2-5 - ensina que a atitude é de gozo; para produzir perseverança; senão seremos incompletos.*Fl. 4:4 – 23 vezes a palavra alegria, Paulo preso mostra a verdadeira maturidade.*ITm.3:10 – Primeiros sejam provados. Antes do avivamento vem o quebrantamento.3.2 Agradecer a Deus por esta fase: A um tempo(Ecl.3), precisamos entender. Em tudo daí graças(ITs. 5:18). Sendo o Senhor trabalhando, que é o vaso para contender com o Oleiro?3.3 Não esquecer da Graça de Deus: Um pouco mais á frente, a graça de Deus foi visível; 12 fontes e setenta palmeiras. Deus tem infinitamente mais para nós ainda á frente, uma vez nós debaixos de sua vontade. Não vamos deixar Satanás abortar o projeto santo do Senhor que somos nós.CONCLUSÃO: Águas amargas em casa? No ministério? Em uma situação adversa? Não dá para beber? Suporta até a chegada do lenho nas águas; até que no teu coração entre o: estatuto(Sua Palavra); uma ordenança(é Divina); a prova(é no coração que Deus prova Dt.8:2; 16). Deus tem mais doce do que amargo para você, pois sua natureza é doce(Sl.119:89), sua Palavra é doce(Pv.24:13). HÁ UMA ABUNDÂNCIA DE DOÇURA EM DEUS PARA TODA ALMA AMARGURADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário